Terça, 23 Abril 2024

Mais um teste


O tabuleiro eleitoral para o próximo ano começa a mover suas peças na Serra. Mesmo nas proporcionais, a disputa se concentra no município, sempre na tradicional polarização entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT).  O que circula no mercado político, por enquanto, é que Audifax trabalha para fazer candidatos à Câmara o deputado estadual Marcos Bruno (Rede) e articula a entrada na Rede e na disputa dos vereadores Guto Lorenzoni (PP) e Miguel da Policlínica (PTC). Já na Assembleia Legislativa, as apostas seriam os deputados Bruno Lamas (PSB), o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite (PSDB), e a ex-vereadora Sandra Gomes (PMB), secretária municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Do outro lado, Vidigal é candidato à reeleição, tudo indica, ao lado do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto. No legislativo estadual, o PDT colocará gás no deputado Rodrigo Coelho e pode consolidar a filiação do secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, que já se colocou na disputa em 2018. Os demais deputados da sigla, Da Vitória e Euclério Sampaio, estão com os dois pés para fora, à espera da janela de transferência, e receberam convites do campo adversário para filiação na Rede, assim como Sérgio Majeski (PSDB). Muita coisa pode mudar até lá, como tudo na política...ou não! A prevalecer o quadro de hoje, os bastidores acreditam que com a estratégia da disputa à Câmara, Vidigal nadará de braçada. E na Assembleia, terá espaço para todo mundo? 
Vai, não vai
O vereador Guto Lorenzoni, no entanto, em recentes declarações à imprensa, ainda se coloca como candidato à Assembleia. Já Miguel da Policlínica é candidato a federal, mesmo. Mas ninguém fala de troca de partido - PP e PTC estiveram na coligação de Audifax em 2016.
Dono
Na eleição de 2018, aliás, a prova de teste dessa conhecida polarização terá um detalhe a mais: pela primeira vez, Audifax se movimenta para uma disputa na condição de dono de um partido, como Vidigal. 
Repeteco
O resultado da polêmica eleição da diretoria do Sindicato dos Comerciários do Estado (Sindicomerciários-ES) imprimiu outra derrota para o grupo do deputado federal Givaldo Vieira no PT. Ele apoiou a chapa 2, encabeçada por Gedson Rodrigues Rocha, derrotada no pleito. Quem levou mais essa? 
Repeteco II
...o ex-prefeito de Vitória, João Coser, que reelegeu seu candidato Rodrigo de Oliveira Rocha. E a diferença não foi pouca: 3.225 votos contra 1.001.
Interesses
O governador oficializou nesta segunda-feira (26), por decreto, a transferência do desfile cívico-militar da Independência do Brasil para Linhares, norte do Estado. Voltou ao discurso do rodízio, mas não convence ninguém. Na teoria, Hartung diz que vai permitir a realização do desfile em cidades diferentes, a cada ano. Na prática, leva o evento para municípios administrados por aliados, caso de Guerino Zanon (PMDB).
Interesses II
Nunca é demais lembrar que os desfiles sempre ocorreram em Vitória. Até tomar posse o prefeito Luciano Rezende (PPS), adversário político do governador. O evento foi, então, para Cariacica, comandado por Juninho, que também é do PPS, mas fecha com Hartung.
Planos
O ex-deputado estadual Nilton Baiano conversa com o Avante (ex-PTdoB). Em pauta, a possibilidade de tentar o retorno à Assembleia Legislativa pelo partido em 2018. 
Alô, Ceturb!
Na manhã desta segunda (26), por volta das 10h30, o Transcol 11059, da linha 514 (Terminal de Vila Velha/Terminal do Ibes), ficou cinco minutos parado em um ponto na Enseada do Suá para um cadeirante desembarcar. É que a plataforma elevatória deu problema, contornado de forma constrangedora: o cadeirante saiu rastejando pela rampa e dois outros passageiros desceram com a cadeira de rodas no braço. “Que falta de respeito!”, indignou-se uma passageira.
Nas redes
“A Samarco Mineração virou as costas para a população de Povoação. Hoje [segunda, 26] fui às ruas de Linhares juntamente com moradores, comerciantes e pescadores de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga para reivindicar por atenção e respeito aos atingidos pela lama de rejeitos que devastou nosso Rio Doce. Estamos há mais de um ano de Lama e Luta!”. (Deputada estadual Eliana Dadalto – PTC – no Facebook).
PENSAMENTO:
"Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre". Henry Ford

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/