Sexta, 19 Abril 2024

Malabarismo


Criticado por entidades representativas que manifestam insatisfação, principalmente, em relação à recusa de abrir a mesa de negociação salarial ainda este ano, o governador Renato Casagrande esbarra em obstáculos nesta semana, com novas movimentações nas polícias Civil e Militar e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos). Em assembleia nessa segunda-feira (22), delegados, peritos e investigadores da PC resolveram intensificar a pressão e ameaçaram deflagrar greve caso a gestão estadual não atenda, de imediato, pontos da pauta de reivindicações. Já nesta quarta-feira (23) será a vez da tropa da PM debater a adesão à “Frente Unificada pela Valorização Salarial”, que reúne diversas entidades em uma reação coletiva ao governo e sua proposta de deixar o assunto para 2020. As categorias da PC reunidas nessa segunda não concordam, nem o Sindipúblicos, enquanto a posição oficial dos militares logo será conhecida. Mas em uma área, pelo menos, Casagrande já conseguiu aliviar as tensões. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol) descarta radicalizar, neste momento, e aposta na construção de um cronograma de atendimento às demandas estruturais com o governo, o que consolida dois movimentos internos diferentes na PC. O diálogo neste caso começou e, se avançar como combinado, os policiais concordam em esperar o reajuste para o ano que vem. Por enquanto, fica assim: apaga incêndio de um lado, acende do outro.


Pacto unificado

A “frente conjunta e ampla de valorização salarial para os operadores de segurança pública” teve seu pontapé em maio passado. Na área da Polícia Civil, pelas entidades dos delegados (Sindepes e Adepol), peritos (Sindiperitos) e investigadores (Sinpol e Assinpol), enquanto na PMES, pelos representantes dos policiais militares e bombeiros (Assomes, ASSES, ACS, ABMES e Aspomires).


Lista

Os presidentes das mesmas entidades da PC foram levados, pouco tempo depois, ao plenário da Assembleia, e dispararam contra o governo. Além da ausência de negociação, criticaram o baixo salário recebido pelos delegados, o corte de custeio nas delegacias, e até desvio da verba do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci) para outros gastos. Deputados de oposição aproveitaram o embalo.


Reação

Os discursos deixaram o então líder do governo, Enivaldo dos Anjos (PSD), pé da vida. Isso porque, segundo ele, já havia sido aberto um canal de conversa com os policiais, o que tornava o movimento na Casa “estranho”. O tempo passou, mas os ânimos continuam acirrados.


Divergências

Já o Sindipúblicos rebateu nesta terça-feira (23) postagem no Twitter de Casagrande dizendo que não pode dar reajuste este ano em decorrência de um acordo feito em 2016 pelo ex-governador Paulo Hartung. “A partir do ano que vem, vamos nos esforçar ao máximo pra conseguir atender o quanto for possível”, prometeu. O sindicato garante que não existe essa proibição. 


‘Matou Manato’

Presidente do PSL capixaba e do Conselho de Administração do Sebrae, Carlos Manato atribuiu sua derrota ao governo em 2018 a uma “soma de fatores”, mas destacou a facada em Bolsonaro, que teria impedido três visitas programadas pelo então candidato a presidente ao Estado. Manato concedeu entrevista ao programa “Presença”, do jornalista Eustáquio Palhares.


Meta

Apesar disso, o ex-deputado federal afirmou que o PSL constrói as próximas eleições no Estado “independentemente da figura de Bolsonaro”. Para 2020, o partido tem 25 pré-candidatos definidos e chegará a 40, para tentar eleger 15, como projetou Manato.


Projeto

A construção da nova sede do Fórum Levino Chacon, da Comarca de Alegre (sul do Estado), é considerada nos bastidores um projeto pessoal do presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Gama, que é do município. Já tem algum tempo, o mercado comenta que ele tem pretensões eleitorais futuras. O período de Gama à frente do Tribunal termina este ano e, não demora muito, atingirá a idade limite para se aposentar. Já pensou?


Projeto II

Nesta semana, o TJES divulgou que o terreno de obras está sendo preparado para a construção, de responsabilidade da empresa Akon Engenharia. Prazo previsto para inauguração: maio de 2021. 


PENSAMENTO:

“Os métodos são as verdadeiras riquezas”. Friedrich Nietzsche

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/