Sexta, 29 Março 2024

Maré Literária para inundar São Pedro

Maré Literária para inundar São Pedro

Um sábado de literatura, fotografia e consciência é o que se espera com a realização da Maré Literária, evento que acontece no dia 3 de novembro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro, em Vitória. Em parceria entre os projetos Circuito Cultural e Pensamento Periférico, serão reunidas diversas linguagens da literatura e artes.


Reunindo vários artistas que trabalham com a literatura marginal e poesia de rua, surgiu a concepção da Maré Literária. “Abrimos um leque em que podemos abrigar artistas que trabalham a poesia de várias formas”, explica Stel Miranda, um dos organizadores do evento.



Haverá pocket show com Islan MC, voz e violão com Jessica Vago e Jairo Hortêncio, prosa periférica com Daniel Queiroz, Timóteo André e Stel Miranda e a apresentação de 12 fanzines de diversos poetas, diagramados com apoio do selo Pensamento Periférico. “O fanzine é o modelo e a publicação mais fácil, rápida e barata para colocar a poesia para circular nas ruas. E ainda dá para fazer algum dinheiro com a venda de seu trabalho artístico. Além destas atividades, haverá microfone aberto e premiação para as melhores poesias.


Durante o evento, ainda será lançada a exposição fotográfica Eu? Pretx, com concepção e produção de Patrícia Borges e fotos de Stel Miranda, que fica até o final de novembro no local em homenagem ao mês da Consciência Negra. No trabalho, os autores buscaram retratar o povo negro vivo, como ele quer ser e ser visto. Assim foram convidados vários jovens negros, a maioria das periferias da Grande Vitória, que puderam escolher a forma como queriam ser retratados pelas lentes. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h, no CEU.


“Vai ser um encontro que fala muito sobre o que somos e quem somos. Favela, poesia, afeto, carinho. Um encontro que mostra como a periferia segue na contramão da falta de promoção, acesso e pertencimento aos bens culturais. Queremos sentir a temperatura, como a galera vai receber esse evento”, diz Stel.


AGENDA CULTURAL


Maré Literária + Lançamento exposição "Eu? Pretx"


Quando: Sábado (3), 17h às 22h


Local: Biblioteca do  Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro - Rua 23 de Abril, 211, Santo André - Vitória/ES

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/