Sexta, 19 Abril 2024

Max Filho sai mais fortalecido da convenção do PSDB em Vila Velha

Max Filho sai mais fortalecido da convenção do PSDB em Vila Velha

O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), sai mais fortalecido politicamente da Convenção Municipal do PSDB, nesta quinta-feira (3), e com a candidatura à reeleição em 2020 garantida, confirmando projeção de Século Diário divulgada no último mês de setembro. A participação no evento do presidente nacional do partido, ex-deputado federal por Pernambuco, Bruno Araújo, coloca o prefeito como liderança mais influente da sigla no Espírito Santo.  


Esse cenário poderá evoluir para o lançamento de sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2022, segundo observadores políticos, retomando articulações que foram sufocadas em 2018. 


Max Filho se antecipou a movimentos de oposição que se formavam e buscou reforços na direção nacional, temendo a repetição de fatos como os ocorridos no ano passado, quando o atual presidente estadual da sigla, deputado Vandinho Leite, defendia, como secretário-geral do partido, uma aliança com o MDB, controlado pelo então governador Paulo Hartung, para desagrado dos Mauro e de outras lideranças de Vila Velha. 


Vandinho apostou em uma vitória no primeiro turno ao governo do Estado e na "extrema competitividade" do senador Ricardo Ferraço, cuja reeleição era a prioridade do PSDB naquele ano. Hartung não concorreu à reeleição e quem levou em primeiro turno foi Renato Casagrande (PSB). Na época, instalou-se uma crise no partido, ainda não superada totalmente, mesmo cenário registrado nacionalmente.


Ricardo Ferraço foi derrotado nas urnas, mesmo destino do então presidente estadual do partido, o ex-vice-governador César Colnago. Salvou-se Vandinho, eleito para a Assembleia Legislativa, que tenta emplacar uma candidatura à Prefeitura da Serra.


O prefeito de Vila Velha realizou movimentos depois da crise interna que quase provocou sua saída do PSDB,  por meio de contatos com a direção nacional do partido, a fim de neutralizar eventuais oposições locais, registradas durante a gestão do ex-governador Paulo Hartung.


O ex-deputado Bruno Araújo, que preside o diretório nacional, mantém com Max Filho uma sólida amizade, dos tempos em que ambos exerciam mandatos na Câmara Federal.


Há poucos dias, Max Filho ganhou mais fôlego com o anúncio da pré-candidatura da deputada federal Norma Ayub (DEM) à Prefeitura de Marataízes, no sul do Estado. Caso ela assuma, abre uma vaga na Câmara para o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD), suplente de Norma, que planejava retornar à prefeitura. Os dois já conversaram sobre esse assunto. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/