Quinta, 25 Abril 2024

MDB articula reeleição do prefeito de Colatina para reforçar quadro de filiados

MDB articula reeleição do prefeito de Colatina para reforçar quadro de filiados

Com um quadro extremamente fragmentado por conta do saldo negativo nas eleições de 2018, que reduziu a bancada na Assembleia Legislativa de sete para apenas dois deputados, o MDB tenta garantir espaços nas eleições municipais de outubro. 



Os movimentos conduzidos pelo presidente da sigla, o ex-deputado federal e atual secretário especial do Ministério da Cidadania Lelo Coimbra, avançam em pelo menos uma prefeitura na Grande Vitória, com o deputado estadual Hércules Silveira em Vila Velha, e a retomada de quadros importantes, entre eles o atual prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, que deixou o partido em 2019 e se encontra sem filiação partidária. . 


Nesse sentido, as conversas estão bastante adiantadas, comenta uma fonte emedebista que não quis se identificar, lembrando um vídeo gravado pelo prefeito no ano passado em apoio a Lelo pelo controle da Executiva estadual do partido. Na época o embate foi contra o ex-deputado federal Marcelino Fraga, apoiado pelo deputado estadual José Esmeraldo. 



A solução veio por meio de decisão judicial, que estendeu o mandato dos integrantes da atual Executiva, afastando a pretensão de Marcelino Fraga de presidir o partido no Estado, agora controlado por Lelo, em melhores condições para articular alianças, sem compromissos visando interesses externos à vida partidária. 


O mercado político sinaliza que o MDB segue de forma mais aberta, sem  influência do ex-governador Paulo Hartung, apontado como causador da derrota do partido em 2018, deixando sem mandato várias lideranças, entre elas o próprio Lelo, derrotado para a Câmara dos Deputados.   


O então vereador pelo PMDB Sérgio Meneguelli foi eleito prefeito de Colatina em 2016, no primeiro turno, com mais de 30% dos votos válidos. Com um mandato bem avaliado, desligou-se do partido, insatisfeito com decisões equivocadas adotadas de cima para baixo, segundo afirma em vídeo divulgado em rede social. Mesmo fora do partido, mantém ligações com Lelo Coimbra, 


Já em Vila Velha, a pré-candidatura do Dr. Hércules prossegue, ganhando força por meio de entendimento com os Republicanos do deputado federal Amaro Neto, pré-candidato a prefeito de Vitória. Na última segunda-feira (20), ficou praticamente acertado o apoio dos Republicanos a Dr. Hércules, o que sacrificaria a pretensão do deputado estadual Hudson Leal, já anunciado como pré-candidato. 



Esse alinhamento, caso seja formalizado, resultaria no apoio do MDB à candidatura do deputado federal Amaro Neto em Vitória e na retirada nome do ex-secretário de segurança pública André Garcia da relação de concorrentes na capital do Estado. Eleito Dr. Hércules, Garcia assumiria sua vaga na Assembleia, na qualidade de suplente.  



Da mesma forma, o partido articula para atrair o deputado estadual Carlos Von (Avante), pré-candidato em Guarapari, o vereador Alexandre Bastos (PSDB),  em Cachoeiro de Itapemirim, e nas reeleições de Guerino Zanon, em Linhares, e Alexandre Petri, em Anchieta. 

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/