Quinta, 18 Abril 2024

Melhores fotografias da Lagoa Encantada serão premiadas

Melhores fotografias da Lagoa Encantada serão premiadas
O I Concurso Fotográfico “Encantos”, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea) e o Sebo Ponto de Cultura, irá selecionar as melhores fotos, produzidas durante a 7ª Caminhada Ecológica “A Lagoa Encantada Resiste”, que acontece neste domingo (17).



O objetivo é estimular o olhar na natureza, mostrar as diferentes percepções e despertar as pessoas para descobrir e redescobrir o patrimônio histórico e cultural e as belezas naturais da região.



O concurso está aberto a qualquer participante da 7° Caminhada Ecológica “A Lagoa Encantada Resiste”, e somente serão aceitas fotografias captadas durante o dia do evento, com qualquer tipo de equipamento fotográfico.



As fotos deverão ser enviadas para o e-mail da organização, com nome e telefone de contato, e serão postadas nas redes sociais da entidade.



A avaliação e seleção das fotografias serão realizadas por uma Comissão Especial composta pelo Fórum Desea e Sebo Ponto de Cultura, que escolherão duas fotos, sendo a terceira eleita nas redes sociais da organização, pela quantidade de curtidas que vierem a receber.



As três fotos escolhidas receberão R$100 em crédito para produtos do Sebo Ponto de Cultura. E uma exposição fotográfica no Sebo Ponto de Cultura reunirá as três ganhadoras e as sete mais votadas.



Prioridade de conservação



A proteção da Lagoa Encantada e seus Alagados, na região do Vale Encantado, em Vila Velha, por meio da criação de uma Unidade de Conservação, é um dos principais pontos de reivindicação das entidades de defesa socioambiental, com relação ao novo Plano Diretor Municipal (PDM), em tramitação na Câmara de Vereadores.



A Lagoa e os Alagados estão classificados no atual PDM como Zona Especial de Interesse Ambiental (ZEIA) e formam um ambiente muito frágil e ao mesmo tempo essencial para a drenagem do município. “São três milhões de metros quadrados, absorve uma quantidade enorme de água”, ressalta Wilerman da Silva, membro do Fórum Desea, um dos coletivos que luta pela proteção formal desses ecossistemas.



No projeto atual do PDM, no entanto, há a ameaça de construção de três ruas, cortando a área sensível da Lagoa. Um risco para a segurança hídrica e para a rica biodiversidade que lá habita, sem falar na sua importância cênica e potencial ecoturístico.



Regulamento



Baixe o regulamento do concurso aqui

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/