Quinta, 25 Abril 2024

Mestre Capixaba entra para Hall da Fama nos Estados Unidos

Mestre Capixaba entra para Hall da Fama nos Estados Unidos

Capixaba no Hall da Fama


O capoeirista Mestre Capixaba recebeu na última semana no Texas, Estados Unidos, um prêmio que lhe coloca no World Pugilist Hall of Fame (Hall da Fama Mundial de Pugilismo), que reconhece a trajetória de grandes mestres em diversas artes marciais. Em sua décima segunda edição do evento de reconhecimento, Capixaba teve a companhia de outros cinco mestres internacionais.


Capoeira ativista


O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCVAM) realizou na última quinta-feira, na Praia de Camburi, em Vitória, uma roda-ato em protesto contra o descaso governamental em relação ao vazamento de petróleo do litoral brasileiro. Um dia depois, era anunciada a chegada do óleo na costa capixaba. "Como militantes da cultura, da cultura de matriz africana, de resistência e libertação, seremos o que sempre foi a capoeira, arma de luta!", disse o grupo em nota. 


Teia da Memória no Espírito Santo


O distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, será a sede da próxima Teia da Memória Região Sudeste, que vai acontecer em 2020 reunindo Pontos de Memória dos estados da região. Os preparativos já começam neste fim de semana com a Pré-Teia, com projetos do Espírito Santo que se encontram no Palácio Sônia Cabral, em Vitória. Os Pontos de Memória são projetos de gestão comunitária que realizam atividades de resgate, identificação e valorização da história e da memória local, concebidos como programa a nível nacional desde 2009.


Chico Lessa lança videoclipes 


O cantor e compositor Chico Lessa gravou videoclipes de alguns de seus sambas que compõem o disco O Barco dos Sonhos. Com belas imagens de Vitória e direção de Cloves Mendes, os vídeos registram a vida, a cultura e a paisagem de Jesus de Nazareth, onde o artista reside, na canção que dá nome ao álbum. Já em Meu Santo Antônio, o local retratado é o bairro de Santo Antônio, com sua basílica e participação das baianas da escola de samba Novo Império. É samba refinado.


Gabriela Brown brilha em novo clipe


Outra artista a apresentar nesta semana um videoclipe foi a cantora e compositora Gabriela Brown. Ela brilha na versão audiovisual de Lira, canção de seu primeiro álbum, Zeugma, dirigida por Tati Rabelo e Rodrigo Linhales. Confira!


Curta capixaba conquista importante prêmio de cinema infantil


O curta-metragem Guri, dirigido por Adriano Monteiro foi um dos grandes vencedores da décima sétima edição do Festival Internacional de CInema Infantil (Fici), que neste ano aconteceu por meio de exibições na rede Cinemark nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju e Natal. Filmado na Barra do Jucu, Guri venceu a Mostra Teen ao trazer a história de Victor, um menino negro e 12 anos, que enfrenta situações de racismo nas escola enquanto se prepara para um campeonato de bolinha de gude. A premiação será neste sábado (9), em São Paulo.


Livro registra experiências de cineclubes 


Coordenado por Nathan Moretto, mestre em Educação e pesquisador sobre cineclubismo, foi lançado o e-book Relatos de Experiências: Cineclubes Capixabas, que reúne contribuições e reflexões de oito cineclubes atuantes de norte a sul do Espírito Santo. Participam os cineclubes Afoxé, Colorado, Ecosocial, El Caracol, Metrópolis, Montanha Sagrada, Nome Provisório e Valente. Confira o livro gratuitamente aqui


Filme sobre crime no Rio Doce liberado


No último dia 5 de novembro, data em que completou-se quatro anos do crime socioambiental da Samarco/Vale/BHP no Rio Doce, a diretora Saskia Sá liberou seu filme Rio das Lágrimas Secas para download e exibição gratuita por escolas, grupos comunitário, cineclubes e outros. A obra retrata o crime sob o ponto de vista das mulheres atingidas em três comunidades ao longo do rio: em Mariana, onde aconteceu o rompimento, na aldeia Krenak, em Resplendor, e na vila de Regência, na foz do Rio Doce. A obra já participou de 25 festivais nacionais e internacionais e recebeu 10 prêmios. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/