Mestre Capixaba entra para Hall da Fama nos Estados Unidos

Coluna CulturArte: capoeira ativista, filme sobre Rio Doce, novos videoclipes, curta capixaba premiado

Capixaba no Hall da Fama

O capoeirista Mestre Capixaba recebeu na última semana no Texas, Estados Unidos, um prêmio que lhe coloca no World Pugilist Hall of Fame (Hall da Fama Mundial de Pugilismo), que reconhece a trajetória de grandes mestres em diversas artes marciais. Em sua décima segunda edição do evento de reconhecimento, Capixaba teve a companhia de outros cinco mestres internacionais.

Capoeira ativista

O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCVAM) realizou na última quinta-feira, na Praia de Camburi, em Vitória, uma roda-ato em protesto contra o descaso governamental em relação ao vazamento de petróleo do litoral brasileiro. Um dia depois, era anunciada a chegada do óleo na costa capixaba. "Como militantes da cultura, da cultura de matriz africana, de resistência e libertação, seremos o que sempre foi a capoeira, arma de luta!", disse o grupo em nota. 

Teia da Memória no Espírito Santo

O distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, será a sede da próxima Teia da Memória Região Sudeste, que vai acontecer em 2020 reunindo Pontos de Memória dos estados da região. Os preparativos já começam neste fim de semana com a Pré-Teia, com projetos do Espírito Santo que se encontram no Palácio Sônia Cabral, em Vitória. Os Pontos de Memória são projetos de gestão comunitária que realizam atividades de resgate, identificação e valorização da história e da memória local, concebidos como programa a nível nacional desde 2009.

Chico Lessa lança videoclipes 

O cantor e compositor Chico Lessa gravou videoclipes de alguns de seus sambas que compõem o disco O Barco dos Sonhos. Com belas imagens de Vitória e direção de Cloves Mendes, os vídeos registram a vida, a cultura e a paisagem de Jesus de Nazareth, onde o artista reside, na canção que dá nome ao álbum. Já em Meu Santo Antônio, o local retratado é o bairro de Santo Antônio, com sua basílica e participação das baianas da escola de samba Novo Império. É samba refinado.

Gabriela Brown brilha em novo clipe

Outra artista a apresentar nesta semana um videoclipe foi a cantora e compositora Gabriela Brown. Ela brilha na versão audiovisual de Lira, canção de seu primeiro álbum, Zeugma, dirigida por Tati Rabelo e Rodrigo Linhales. Confira!

Curta capixaba conquista importante prêmio de cinema infantil

O curta-metragem Guri, dirigido por Adriano Monteiro foi um dos grandes vencedores da décima sétima edição do Festival Internacional de CInema Infantil (Fici), que neste ano aconteceu por meio de exibições na rede Cinemark nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju e Natal. Filmado na Barra do Jucu, Guri venceu a Mostra Teen ao trazer a história de Victor, um menino negro e 12 anos, que enfrenta situações de racismo nas escola enquanto se prepara para um campeonato de bolinha de gude. A premiação será neste sábado (9), em São Paulo.

Livro registra experiências de cineclubes 

Coordenado por Nathan Moretto, mestre em Educação e pesquisador sobre cineclubismo, foi lançado o e-book Relatos de Experiências: Cineclubes Capixabas, que reúne contribuições e reflexões de oito cineclubes atuantes de norte a sul do Espírito Santo. Participam os cineclubes Afoxé, Colorado, Ecosocial, El Caracol, Metrópolis, Montanha Sagrada, Nome Provisório e Valente. Confira o livro gratuitamente aqui

Filme sobre crime no Rio Doce liberado

No último dia 5 de novembro, data em que completou-se quatro anos do crime socioambiental da Samarco/Vale/BHP no Rio Doce, a diretora Saskia Sá liberou seu filme Rio das Lágrimas Secas para download e exibição gratuita por escolas, grupos comunitário, cineclubes e outros. A obra retrata o crime sob o ponto de vista das mulheres atingidas em três comunidades ao longo do rio: em Mariana, onde aconteceu o rompimento, na aldeia Krenak, em Resplendor, e na vila de Regência, na foz do Rio Doce. A obra já participou de 25 festivais nacionais e internacionais e recebeu 10 prêmios. 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Mostra Sesc apresenta panorama audiovisual capixaba e brasileiro

A partir de sábado serão exibidas 23 obras em sessões gratuitas de diversos estados do país no Sesc Glória

Madalena do Jucu 30 anos depois de Martinho da Vila

Livro de Déborah Sathler reúne pesquisa e entrevistas sobre o passado e presente do congo capixaba

Arte de Rua é tema de debate do Radicais Livres ES

Encontro será nesta quinta-feira e convida artistas ligados ao hip hop para bate-papo no Centro de Vitória

Espetáculo 'Pele' encerra temporada do projeto Cena Diversa

Fora dos clichês, peça une cadeirantes e andantes em obra que aborda amor, paixão e sexualidade