Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Espírito Santo

Trata-se de uma mulher, de 37 anos, com histórico de viagem para a Itália

O Ministério da Saúde confirmou, na tarde desta quinta-feira (5), o primeiro caso de coronavírus no Espírito Santo. Trata-se de uma mulher, de 37 anos, que retornou no último dia 20 da Itália, um dos países relacionados nos critérios de definição de suspeitas para o Covid-19.  Ela apresentou os sintomas dois dias depois, procurou atendimento médico no dia 24, e foi internada, onde ficou em isolamento. Agora, são oito os casos confirmados no País. 

O secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, afirma que a confirmação do caso capixaba entrará no banco de dados ainda nesta quinta. 

Também foram confirmados outros três casos no País. Assim, além do Espírito Santo, são seis em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Existe ainda um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. O Brasil ainda tem 636 casos suspeitos e outros 378 já foram descartados após exames.

Considerando o último boletim do Espírito Santo, dessa quarta-feira (4), há quatros casos suspeitos da doença ainda estão sob investigação pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Eles apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

Também nesta quinta, o Centro Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), do Ministério Público do Estado (MPES), notificou o secretário Nésio e os secretários municipais de Saúde para que adotem as medidas preventivas em face do risco de uma epidemia nacional pelo coronavírus. O órgão ministerial aponta que devem ser adotadas "todas as medidas necessárias para que a população seja orientada em relação aos serviços que devem ser procurados para o atendimento médico, em caso de demonstrar sintomas", que costumam ser febre, coriza e problemas respiratórios.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Confecções de máscaras a todo vapor em grupos de voluntários do Espírito Santo

Diversas ações propõem a confecção de máscaras a serem doadas ou vendidas por valor simbólico

Programa EscoLAR ‘rasga princípio da igualdade de direitos’, repudia educadora

Cleonara Maria Schwartz diz que medida da Sedu reduz educação a ''mero cumprimento de tarefas''

Sobe para seis o número de óbitos da Covid-19 confirmados no Estado

Bancário, da Caixa, tinha 36 anos. Sindicatos exigem agências fechadas. Total de infectados é de 194

Quer ajudar quem precisa? Campanhas arrecadam alimentos e itens de higiene

Diversas ações buscam ajudar pessoas que estão sem renda em meio à pandemia do coronavírus