Sexta, 19 Abril 2024

MPB para baixinhos

MPB para baixinhos

Num parque se escuta ao fundo: “Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo…” Chegando mais perto descobrimos que o som vem dos integrantes do grupo No Seu Abracinho, entre bonecos, instrumentos infantis e bichos de pelúcia, e cercados de crianças e grandinhos. Com a proposta de fazer música infantil tendo como base a MPB, a banda prepara um disco que deve ser lançado faixa a faixa a partir de novembro.


Em outubro, a agenda de apresentações inclui um show gratuito na próxima sexta-feira (12) em comemoração ao Dia das Crianças, no Parque da Pedra da Cebola, que recebe o evento Criança Feliz.


Quem vê o No Seu Abracinho tocar talvez possa reconhecer alguns dos rostos por trás dos instrumentos. Felipe Amarelo (guitarra e voz), Vitor Lopes (violão) Caetano Monteiro (bateria) e Eduardo Lucas (trompete). São integrantes do grupo Regional da Nair, sucesso entre a juventude capixaba e responsável por um dos maiores blocos de carnaval de Vitória. Com o tempo, surgiu também o Regionalzinho da Nair, com músicas carnavalesca para o público infantil. Mas no novo projeto o foco é a MPB e também a música autoral.


O grupo já possui cinco composições próprias que integram seu repertório. A primeira a ser lançada será O Verão, justamente em novembro, às portas da nova estação calorosa. O lançamento será com um videoclipe em animação com direção de Vitor Lopes e animação de Larissa Trabach. “Estamos muito felizes com o resultado. Foi tudo feito com recursos próprios. A gente toca nos shows e guarda dinheiro para lançar as músicas”.


No show desta semana a banda a apresenta O Verão pela primeira vez com o arranjo final. Logo virão outras músicas lançadas pouco a pouco, até conformar o primeiro disco do grupo, que deve reunir oito canções e ser lançado entre janeiro e fevereiro, com composições de Vitor Lopes e arranjos de Eduardo Lucas e Rafael Rocha.


“Os integrantes do grupo sempre tiveram trabalho voltado para a arte e crianças, relacionada com música, literatura, fotografia, orquestra. Achamos que as composições da MPB para crianças é de alta qualidade e decidimos ir por esse caminho”, diz Vitor Lopes, autor do livro infantil Encolhe Tempo.



Ele se refere a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Vinicius de Morais, Toquinho, Moraes Moreira, Fagner, e mais recentemente Arnaldo Antunes, Adriana Partimpim (Adriana Calcanhoto) e outros. Estes artistas compõem o repertório do No Seu Abracinho, que deve agradar também grandinhos que acompanham os pequenos. “É uma banda que dialoga em primeiro plano com as crianças e como reflexo com os pais”.


As músicas e o clima das apresentações pode ser conferido no vídeo abaixo, gravado durante o Viradão Vitória, quando o grupo se apresentou junto com a Malê Big Band no Parque Moscoso:



“O contato com o público tem sido muito bom, porque a MPB é para todas as idades. Não é uma música infantiloide, besta, boba. É música de qualidade, com arranjos mais complexos. A gente trata a criança como criança em formação social e cultural, e os pais vão junto, pois conhecem e ouvem o repertório”, diz o violinista do grupo.


Além de tocar, o grupo recebeu um convite para realizar um programa de rádio semanal para incrementar a programação infantil da Rádio Universitária. Também chamado “No Seu Abracinho”, o programa vai ao ar nos domingos, de 9h às 10h, na frequência 104,7 FM.


O show desta sexta-feira começa às 16h no Parque da Pedra da Cebola, nas proximidades do campo de futebol, que fica perto da entrada pela Mata da Praia. O evento do qual faz parte, “Criança Feliz”, acontece de 11 a 14 de outubro, com shows infantis ao vivo todos os dias, espaço KIDS, food trucks e outras atrações. “Estamos super animados. Quando a gente está feliz o show fica bom. É muito legal ver a plateia feliz, pulando e cantando”, convida Vitor.


AGENDA CULTURAL


Show do grupo No Seu Abracinho


Quando: Sexta-feira, 12 de outubro, 16h  (o evento começa às 15h)


Onde: Parque da Pedra da Cebola, Vitória/ES


Mais informações

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/