Sexta, 29 Março 2024

Mulheres comandam a cena musical no Festival Sonora

Mulheres comandam a cena musical no Festival Sonora

Vitória será uma das 50 cidades brasileiras a receber o Festival Sonora, que surgiu no Brasil e já se estende para 16 países. O objetivo principal é promover e legitmar as mulheres compositoras no cenário musical. Esta será a segunda edição realizada na capital capixaba, contando com uma produção coletiva formada por uma equipe de mulheres. O evento será no dia 15 de setembro na Casa Subtrópico, no Centro de Vitória


As atrações serão quatro artistas selecionadas: a mineira Luisa Bahia, a mineira-capixaba radicada no rio Luíza-Boê, a capixaba Francesca Pera e o grupo Jazz e Bossa com Elas, também do Espírito Santo. “São muitas as compositoras que cantam, tocam e arranjam suas próprias canções, porém não possuem reconhecimento e devido espaço no meio musical. Nos palcos do Sonora se apresentam iniciantes e artistas já estabelecidas, trocando experiências e fortalecendo, principalmente, cada cena local na qual o evento se insere”, diz a apresentação do Festival.


A história do Sonora é curiosa pois surge a partir da hastag #mulherescriando, iniciativa da musicista Deh Mussulini para visilibilizar a existência de diversas mulheres compositoras, quebrando o imaginário de muitas pessoas. A repercussão foi tanta que algumas dessas mulheres pelo Brasil começaram a se organizar pela internet para fazer a primeira edição em 2016. O evento vem crescendo a cada ano, incorporando novos locais e apresentando tanto artistas iniciantes como já estabelecidas, já que a interação é um dos principais fatores e objetivos do evento.


Outra característica é a produção colaborativa e descentralizada por meio da conexão de produtoras locais com uma coordenação geral integrada por uma equipe multidisciplinar de mulheres do Brasil e do mundo. No caso de Vitória, a segunda edição do evento na cidade tem produção de Alice Gobira, Priscila Milanez e Bárbara Zanetti. 


AGENDA CULTURAL

Festival Sonora – Vitória (ES)

Quando: Sábado, 15 de setembro, a partir das 19h

Onde: Casa Subtrópico. Rua Coutinho Mascarenhas, nº 55 - Centro de Vitória/ES

Ingresso: R$ 20,00 na portaria

Site: www.sonorafestival.com


PROGRAMAÇÃO 

17h – Abertura da casa

18h - Francesca Pera

19h - Jazz e Bossa com Elas

20h - Luíza Boê

21h - Luisa Bahia

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/