Quinta, 25 Abril 2024

Multidão do 'EleNão' protesta em Vitória contra Jair Bolsonaro

Multidão do 'EleNão' protesta em Vitória contra Jair Bolsonaro

Como ocorreu em várias cidades do País, uma multidão saiu às ruas em Vitória na tarde desse sábado (29) para protestar contra as atitudes fascistas do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro (RJ). Convocado pelas mulheres, o movimento ganhou a adesão de famílias e homens, jovens e  idosos, formando uma aglomeração de mais de cinco mil pessoas. 




Foto: Sérgio Cardoso


O movimento, que contou com a participação de lideranças de movimentos sociais, protestou também contra o general Hamilton Mourão (PRTB), vice de Bolsonaro, e o senador Magno Malta (PR). Eventos idênticos foram realizados em Portugal, Itália, França e Alemanha. 


Ao som da música “EleNão”, cantada com a melodia da canção “Bella Ciao”, entoada pela resistência italiana ao governo fascista de Mussolini, nos anos 30/40, a multidão se concentrou na Praça do Papa, dirigindo-se até o Marco Vitória, depois da Assembleia Legislativa. 


Portando cartazes e gritando palavras de ordem, mulheres e homens protestavam contra as atitudes de misoginia, homofobia e preconceito, além de condenar a defesa que Bolsonaro faz da ditadura militar de 64 e do torturador Brilhante Ustra. 


 A multidão em defesa da democracia e do fim da política de ódio e preconceito deixou claro que o movimento era pacífico e apartidário, visando repudiar posicionamentos fascistas de Bolsonaro e, principalmente, para servir de alerta a fim de que o Brasil reencontre a normalidade democrática.


Em Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Jerônimo Monteiro, sul do Estado, e São Mateus, Aracruz e Nova Venécia, no norte, também ocorreram manifestações contra o presidenciável. No restante do País, os protestos foram registrados em todas as regiões. As maiores mobilizações ocorreram no Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Teresina, Maceió e João Pessoa. 


O movimento começou nas redes sociais, com uma mobilização do grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro e depois se espalhou por várias capitais brasileiras. No último dia 19, o movimento divulgou um vídeo dizendo que "não sabe respeitar uma criança. Ele não sabe respeitar uma mulher. Ele não respeitar as diferenças e tudo tem que ser do jeito que ele quer". 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/