Terça, 23 Abril 2024

Muro seguro?


Depois de jurar fidelidade ao aliado Jair Bolsonaro no racha interno do PSL e ver a mulher, deputada federal Soraya Manato (PSL), alvo das redes sociais após se posicionar contrário ao grupo do presidente na guerra de listas que precedeu a definição da liderança do partido na Câmara dos Deputados, Carlos Manato, presidente estadual da legenda, resolveu não tomar partido na briga entre o grupo de Bolsonaro e do comandante da Nacional, Luciano Bivar, que rende há semanas em Brasília e em alguns estados. Diante do novo capítulo da novela, com a afirmação de Bolsonaro à Record de que a probabilidade de deixar o partido é de 80% e de criar um novo 90%, Manato declarou ao O Globo, nesta segunda-feira (4): “sou Bolsonaro, minha esposa vota tudo com o governo, mas não vou entrar na briga de ninguém nem vou deixar o PSL”. O discurso é o mesmo feito pela maioria dos dirigentes estaduais, aponta ainda o jornal, alegando como motivo para permanecer no partido o esforço de regularizá-lo. A permanecer esse cenário, Manato mantém a cadeira de Soraya e a bancada da Assembleia (Capitão Assumção, Torino Marques, coronel Alexandre Quintino e Danilo Bahiense), que não poderão migrar de sigla facilmente para correr atrás do presidente, mas poderá encarar pela frente um PSL esvaziado, sem a marca Bolsonaro, com prejuízos já em 2020 e respingos também em 2022. Além do mais, com tantas cobranças dos eleitores da “onda Bolsonaro”, surfada por Manato e os aliados na disputa de 2018, esse muro é mesmo seguro? 


Perdas

Mas se Manato pretende, mesmo, permanecer na legenda, não há nada de fato a se ganhar com a bola dividida com Bivar. Menos ainda no ano em que antecede as eleições municipais.


Perdas II

O Globo diz que, atualmente, dos 26 diretórios estaduais do PSL, apenas três são ligados ao chamado bolsonarismo: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com exceção do Distrito Federal, desativado há um mês, os presidentes dos demais diretórios foram nomeados diretamente por Luciano Bivar.


Muda tudo

Na história de criar uma nova legenda, Bolsonaro garante buscar garantias jurídicas para que os deputados o acompanhem na desfiliação ao PSL e não percam seus mandatos, e quer ainda que a Justiça congele os recursos partidários do PSL. Nessa configuração, Manato se mantém onde está?


Muda tudo II

E os palanques já anunciados para o próximo ano? Quais o PSL capixaba conseguirá manter?


Garantias

As conversas do deputado estadual Euclério Sampaio (sem partido) visando à eleição de 2020 em Cariacica estão frenéticas. Na sexta-feira (1), mesmo dia em que se reuniu com a famosa Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Estado e Outros (Cadeeso), ele esteve também com a executiva estadual do Avante e com o ex-colega de plenário Gilsinho Lopes, do PL de Magno Malta.


Garantias II

Na Cadeeso, como adiantado por Século Diário, a negociação é para fazer da então pré-candidata à prefeitura do grupo, Danyele Lírio, a vice de Euclério. Já com as lideranças partidárias, a questão, tudo indica, se refere ao próximo abrigo do deputado. Na foto do Avante, Euclério posa ao lado do ex-vereador de Vitória Ademar Rocha, conhecido articulista político, e do empresário Antonio Perovano.


Senta e espera

Por falar em Euclério, ele jogou lá pra frente a relatoria do caso da quebra de decoro do deputado Capitão Assumção (PSL), denunciado por oferecer recompensa a quem matasse o assassino de uma jovem em Cariacica. Depois dos sucessivos adiamentos concedidos à defesa, disse superficialmente em A Tribuna que o andamento na Corregedoria deve ocorrer antes do recesso de final de ano. Difícil esperar alguma coisa...


Apoio

O líder do governo na Assembleia, Enivaldo dos Anjos (PSD), foi o convidado da Caravana Republicanos puxada pelo presidente do legislativo estadual Erick Musso, nesse sábado (2), em Água Doce do Norte, região que é reduto eleitoral de Enivaldo. A legenda filiou o ex-prefeito Abraão Lincon, seu candidato em 2020.


No fluxo

O vereador de Vitória Mazinho dos Anjos (PSD) divulga, nas redes sociais, que agora integra oficialmente o Livres. Ele e mais três nomes de outros estados foram apresentados pelo movimento nacional, que também diz pregar a renovação, como “reforços importantes na bancada da liberdade”. Está no jogo à prefeitura em 2020?


PENSAMENTO:

“As leis são um freio para os crimes públicos - a religião para os crimes secretos”. Ruy Barbosa

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/