Sexta, 19 Abril 2024

Na forca


Em tempos de redes sociais e guerra política, a senadora Rose de Freitas (PMDB) virou alvo de forte tiroteio desde que entrou na bola divida da votação dos direitos políticos da presidente cassada Dilma Rousseff no Senado nessa quarta-feira (31). O motivo é exatamente seu voto em favor da manutenção desses direitos, livrando a petista dos oito anos sem exercer função pública. No Facebook da senadora sobram comentários críticos, vários até bem pesados – pra não dizer baixaria total -, colocando-a na forca. A situação piorou bem com a ajudinha dos “colegas” senadores Ricardo Ferraço (PSDB) e, principalmente, Magno Malta (PR). Ferraço falou poucas e boas dessa votação e seu partido recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter o resultado. Já Malta, não satisfeito em criticar, fez questão de mostrar em destaque no seu próprio Facebook o posicionamento de Rose, o que gerou reações negativas à senadora também no perfil dele. O jeito foi Rose publicar uma nota com suas justificativas, dizendo que votou pelo impeachment, mas não pela suspensão dos direitos, porque Dilma não está sendo processada por corrupção, nem incluída na Lei da Ficha Limpa. Adiantou alguma coisa? Nada! Só resta a Rose agora torcer para o assunto não render muito – difícil, porque tem recursos no Supremo – e fazer aquela "fezinha" pelo passar do tempo, na expectativa dos ânimos se acalmarem. Por enquanto, o que tem é ódio....para dar e vender!
Chapa Max
Na nova lista dos impugnados do Ministério Público Eleitoral (MPE), estão três candidatos que ocupavam cargos de secretários de gabinete do vereador de Vitória Max da Mata (PDT). Ezequiel do Santos, Gilson Antunes e Zilmaria Vicente Santos de Azevedo foram incluídos porque não apresentaram prova válida de sua desincompatibilização de cargo público. Todos da chapa de vereadores do PDT.  
Bateram o ponto
O lançamento da candidatura a prefeito em Vitória do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) nessa quinta-feira (1) teve presença em peso dos secretários do governo Hartung. Além do vice César Colnago (PSDB), passaram por lá Neivaldo Bragato (Gabinete), Paulo Ruy Carnelli (Transporte e Obras), João Gualberto (Cultura), Angela Silvares (Governo), Anselmo Tozi (Agerh), Denise Cadete (Bandes), Aladim Cerqueira (Meio Ambiente), etc., etc. e etc...
Bateram o ponto II
O comparecimento do bloco foi uma forma de afastar as constatações dos bastidores políticos de que a candidatura de Lelo não tem o batismo do governador Paulo Hartung. O mesmo “time”, com uma mudança ou outra, também compareceu ao lançamento da candidatura à reeleição do presidente de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM).
Barrado
O candidato do Psol à prefeitura de Vitória, André Moreira, voltou a criticar nas redes sociais sua exclusão dos debates na TV. Ele lembra que, apesar da recente decisão do STF de que não cabe mais aos candidatos a decisão de vetar os concorrentes, as emissoras “continuam colocando uma mordaça no Psol”. Depois das críticas à TV Gazeta, agora diz que as TVs Vitória e Tribuna sinalizam para a mesma postura, ou seja, deixá-lo de fora. 
Tem jeito não
Enquanto o deputado Freitas (PSB), candidato a prefeito em São Mateus, tenta descolar sua imagem do prefeito e correligionário Amadeu Boroto, seus adversários insistem em vinculá-los. O assunto, como dizem por lá, foi explorado por Daniel da Açaí (PSDB) e Carlinhos Lyrio (PSD) no primeiro debate eleitoral realizado em TV e rádio do município, nesta sexta-feira (2). A todo tempo, eles se dirigiam a Freitas como o “candidato do prefeito”. 
Vítima
Outra questão comentada na cidade foi a tentativa de Freitas e Carlinhos Lyrio se valeram da sua experiência política para desqualificar a candidatura do novato Daniel do Açai. Uma deixa para o empresário se colocar no papel de vítima diante do eleitorado. Daniel do Açai, como se sabe, virou candidato após ganhar popularidade com a distribuição de água à população, que sofre desde o ano passado com água salgada nas torneiras. 
Kit Churrasco’
A assessoria de imprensa do Banestes informa que o “Kit Churrasco” citado na coluna anterior, que custará mais de R$ 319 mil, é um brinde de fim de ano fornecido a “funcionários, estagiários, colaboradores, parceiros e clientes”. Ao todo serão quatro mil kits (preço unitário de R$ 79,83), com oito peças cada (facas, avental, amolador, tábua, garfo e estojo). O banco considera o brinde uma “forma singela” de agradecimento. Nada mal, hein!
Ótima causa
Em Nova Esperança, Cariacica, o Centro de Educação Infantil Fé e Alegria, que atende diariamente a 380 crianças, se mobiliza para reativar seu parquinho. Única alternativa de lazer da comunidade, a área está inutilizada desde 2015, devido a constantes contaminações da areia e má conservação dos brinquedos. Está rolando um financiamento coletivo e falta apenas uma semana para encerrar as doações (qualquer quantia). Ajuda lá, vai! O Centro não pode perder o que foi arrecado até agora.}



Ótima causa II
Para quem não conhece, o Centro pertence ao Movimento de Educação Popular Integral Fé e Alegria, fundado há mais de 60 anos pelo padre jesuíta José Maria Vélaz, e está presente em 21 países. No Estado, tem 35 anos de atuação e, além de atividades culturais, esportivas e de educação para cidadania, realiza acolhimento institucional para crianças e adolescentes vítimas de negligência, abandono ou maus-tratos. É só clicar no link, rapidinho!
Nas redes
“Audifax recebeu alta da UTI e já está em apartamento no hospital. Ainda vai fazer algumas sessões de hemodiálise, mas respira normalmente, sem ajuda de aparelhos, caminha nas sessões de fisioterapia e está totalmente acordado”. (Assessoria do prefeito da Serra – no Facebook)
PENSAMENTO:
“Política tem esta desvantagem: de vez em quando o sujeito vai preso em nome da liberdade”. Stanislaw Ponte Preta

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/