Quarta, 24 Abril 2024

Nas internas

Assim como a composição da Mesa Diretora da Assembleia interessa e muito ao governador Renato Casagrande, o prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS/foto), também precisa de uma Câmara de Vereadores harmônica. Mas ao contrário do governador, que terá influência decisiva nas escolhas de olho na disputa à reeleição de 2014, Luciano não deve interferir na eleição para a presidência da Casa. É o que entendem e esperam os próprios vereadores, até mesmo porque não há tendência de oposição a Luciano no legislativo municipal. A expectativa é de que o comando da Câmara deve, portanto, ser decidido pelos próprios edis, a não ser que forças de fora resolvam intervir. Por enquanto, a impressão é que o prefeito eleito vai deixar o processo correr solto, sem meter a mão. Luciano entraria em cena logo após o resultado, para se entender com o vencedor. Veremos. 

 
Nas internas II
Até agora, se movimentam oficialmente para levar a vaga o atual presidente Reinaldo Bolão (PT) e Namy Chequer (PCdoB), o primeiro foi bem na função e tem espaços garantidos, o outro também transita bem, além de não representar qualquer ameaça ao prefeito eleito. São candidaturas simpáticas e agregadoras.
 
Nas internas III
Serjão Magalhães (PSB) é outro que poderia ser estratégico para o partido do governador, que pretende ampliar seu campo em Vitória. Se for interesse de Casagrande, ele vai para a briga. Já Fabrício Gandini, o mais votado este ano e também do PPS, caberia na disputa, mas sua candidatura pode ser interpretada como uma imposição de Luciano. E Max da Mata (PSD), segundo melhor votado, não  tem esse perfil considerado agregador.
 
Pedra
Por falar em Luciano, durante a audiência pública do Gabinete Itinerante realizada na noite dessa terça-feira (27), o prefeito eleito disse que o crack é um problema do tamanho do Penedo. Foi interrompido por uma voz ao fundo dizendo: “Pelo amor de Deus! Imaginem se o pessoal resolver fumar”. As risadas tomaram conta do local.
 
IPTU
Ainda na audiência, o prefeito eleito, que quando vereador travou uma batalha contra o aumento do IPTU, recebeu uma denúncia inusitada. Um morador da Enseada do Suá foi ao local com os carnês na mão, mostrar que em um de seus imóveis a tarifa é zero, afirmando que isso causa problemas de arrecadação. A prefeitura cobra de quem não tem como pagar e, no caso dele, que pode, recebe isenção.
 
Rodney, democrático?
Interessante é que o prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), ligado na boa aceitação da população à ideia de Luciano, tenta vender a mesma proposta. Tem divulgado o slogan “Vila Velha para todos”, pedindo que os moradores enviem mensagens para melhorias nos bairros onde moram, enfatizando ainda que “o diálogo começa agora”. Quem não conhece, que compre!
 
Casadas
Ao contrário do que possam parecer, as candidaturas de Henrique Alves (PMDB-RN) e Rose de Freitas (PMDB) à presidência da Câmara dos Deputados se casam. Henrique, o favorito, tem no encalço a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG), que cresceu mais do que o esperado e encostou. Rose chega ao cenário para a atrapalhar a vida do socialista e consolidar a eleição do correligionário. 
 
Explicando...
Os votos de Rose de Freitas são de um grupo que não é de domínio de Alves e representa os insatisfeitos, que tendem a ir não para ele, e sim para Delgado. Sem ela, esses votos migram para o socialista e ele leva. Pesquisa publicada pelo Valor Econômico coloca Alves com 34,9%, Delgado com 32,2% e Rose com 12,7%. Depois tem ainda Inocêncio Oliveira (PR-PE), com 9,1%, e Chico Alencar (PSOL-RJ), com 1,1%.
 
Calendário
A deputada Luiza Toledo (PMDB) se confundiu com relação às datas na sessão dessa terça-feira (27), ao dizer que o segundo turno da PEC da reeleição voltará a ser votada na próxima terça (28). Foi corrigida pelos colegas, que também pareciam confusos sobre o dia do mês. Dia 4, dia 5, falaram. Já tem gente pedindo calendário para o plenário.
 
140 toques
“Ministro Gilmar Mendes alerta que desavenças entre estados já somam cinco mil ações no STF! É ou não urgente passar a limpo nosso pacto federativo?”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem”. Confúcio

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/