Sexta, 29 Março 2024

Neucimar sai da disputa e reforça Dr. Hércules contra Max Filho em Vila Velha

A pré-candidatura do deputado estadual Dr. Hércules (MDB) à Prefeitura de Vila Velha em 2020 ganhou mais um reforço neste final de ano: o ex-prefeito e ex-deputado federal Neucimar Fraga (PSD), apontado como adversário competitivo no pleito, que poderia representar ameaça à reeleição do prefeito Max Filho (PSDB). 


“Analiso diversos cenários, mas estou caminhando muito com Dr. Hércules”, comenta Neucimar, sem esconder que estará na campanha como apoiador, confirmando que prefere aguardar a possibilidade de ocupar uma vaga na Câmara Federal, como suplente dos deputados Norma Ayub (DEM) ou  Sérgio Vidigal (PDT), caso sejam eleitos, respectivamente, para as prefeituras de Marataízes e Serra. 


Nos bastidores, a decisão de Neucimar é a mais acertada, considerando o nível do atual mandato do prefeito Max Filho, bem avaliado em todas as  áreas. Desse modo, escapa de um enfrentamento com o risco de uma terceira derrota na disputa à prefeitura. Assim ocorreu nas eleições de 2012 e em 2016. Em 2018, Neucimar  obteve 53,7 mil votos, sendo o primeiro suplente de sua coligação, 28,9 mil votos em Vila Velha.  


O mercado político identifica em Vila Velha, além de Max Filho e Dr. Hércules, outros candidatos: do PT aparecem os nomes da ex-senadora e ex-vereadora Ana Rita Esgário; o ex-deputado estadual José Carlos Nunes; o engenheiro José Márcio Martins; e o ex-superintendente do Patrimônio da União no Estado e ex-prefeito Magno Pires. 


Há ainda os deputados estaduais Danilo Bahiense (PSL), Rafael Favato (Patri) e Hudson Leal (Republicanos), o secretário de Controle e Transparência do governo do Estado, Edmar Camata (PSB), e o vereador Arnaldo Borgo (MDB). 


Integrante de um movimento da ala mais jovem do partido, Arnaldinho, como é conhecido, cumpre o segundo mandato de vereador e obteve como candidato a deputado estadual em 2018 15,3 mil votos, dos quais 12,7 mil em Vila Velha.


Lideranças partidárias sinalizam uma polarização entre o prefeito Max Filho e o deputado estadual  Hércules da Silveira, que tentará disputar o cargo pela quarta vez. Em 2008, ele perdeu para Neucimar Fraga (PSD), obtendo 47,5% dos votos válidos, e em 2012 foi derrotado por Rodney Miranda (Republicanos) por não conseguir nem a legenda para concorrer. 


A terceira tentativa não chegou a acontecer: como das outras vezes, o deputado enfrentou barreiras à sua candidatura erguidas pelo então governador Paulo Hartung e desistiu de concorrer, apesar de estrutura de campanha montada, apoiando Max Filho. 


O parlamentar está ancorado no bom desempenho nas eleições de 2018, quando foi reeleito para o quarto mandato consecutivo com 30,7 mil votos, 26,3 mil em Vila Velha, sendo um dos mais votados para a Assembleia Legislativa.




 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/