Nildo Ouriques fará palestras e formação política em Vitória

Economista e professor universitário foi pré-candidato à presidência pelo Psol no ano passado

O economista e professor Nildo Ouriques causou furor nos debates para escolha de candidato à presidência do País do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no ano passado. Com sua pré-candidatura, mostrou posições firmes e críticas, representando a corrente Revolução Brasileira (RB) na disputa que elegeu Guilherme Boulos como candidato da legenda, da qual Nildo faz parte do Diretório Nacional. Na próxima semana, ele estará em Vitória para uma série de atividades, incluindo um ciclo de formação que marcará também o lançamento da RB no Espírito Santo.

"Dependência, Subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira" é o tema do debate que o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) realiza no dia 2 de novembro, de 14h às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários. A atividade é parte do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira.


Foto: Divulgação

A partir de uma análise crítica, Nildo Ouriques deve abordar o momento atual do Brasil, tendo como base teorias que demonstram a dependência dos países latino-americano e a relação centro-periferia dentro do capitalismo global. O curso de formação, que contará com outros minicursos, tem como público-alvo especialmente estudantes, professores, sindicalistas, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais.

Além desta atividade realizada pela corrente RB, Nildo também participará de outros dois eventos. O primeiro compromisso será na mesa de encerramento do III Congresso Internacional Literatura e Revolução: o estatuto (contra)colonial da humanidade, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos dias 29 e 30 de outubro. O professor da UFSC falará às 18h30 do dia 30 no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) no campus de Goiabeiras, sobre o tema “Literatura e o Estatuto (Contra) colonial da Humanidade após a II Guerra Mundial”. 

No dia 31 de outubro, Nildo Ouriques estará novamente na Ufes, em atividade promovida pelo Coletivo Professores em Movimento. Será uma aula aberta realizada no espaço próximo à Cantina do Onofre, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), também em Goiabeiras. A aula será sobre "A ofensiva protofascista à educação e a Universidade Necessária".

O economista é autor de diversos livros, entre eles O colapso do figurino francês: crítica às ciências sociais no Brasil (2014), Crítica à razão acadêmica: reflexão sobre a universidade contemporânea (2017), no qual é um dos organizadores, e Dependência e Marxismo: Contribuições ao Debate Crítico Latino-Americano (2016), publicado em conjunto com outros autores.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Homens também precisam se engajar no enfrentamento à violência contra mulher

Campanha Laço Branco é lançada sexta-feira junto a palestras com psicanalista Fernando Acosta

Candidaturas à direita são derrotadas na eleição para reitoria da Ufes

Lista tríplice será enviada ao presidente Bolsonaro tendo Ethel Maciel como a mais votada

Chapa 3 vence eleições da entidade que representa os professores da Ufes

Liderada pela professora Ana Carolina Galvão, a chapa obteve 395 votos válidos. A posse será no dia 9

Dois dias de cinema negro em destaque no Cine Metrópolis

Meu Amigo Fela, de Joel Zito, é um dos mais de vinte filmes exibidos na segunda edição da Mocines