Quinta, 18 Abril 2024

Nildo Ouriques fará palestras e formação política em Vitória

Nildo Ouriques fará palestras e formação política em Vitória

O economista e professor Nildo Ouriques causou furor nos debates para escolha de candidato à presidência do País do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no ano passado. Com sua pré-candidatura, mostrou posições firmes e críticas, representando a corrente Revolução Brasileira (RB) na disputa que elegeu Guilherme Boulos como candidato da legenda, da qual Nildo faz parte do Diretório Nacional. Na próxima semana, ele estará em Vitória para uma série de atividades, incluindo um ciclo de formação que marcará também o lançamento da RB no Espírito Santo.


"Dependência, Subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira" é o tema do debate que o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) realiza no dia 2 de novembro, de 14h às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários. A atividade é parte do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira.




Foto: Divulgação


A partir de uma análise crítica, Nildo Ouriques deve abordar o momento atual do Brasil, tendo como base teorias que demonstram a dependência dos países latino-americano e a relação centro-periferia dentro do capitalismo global. O curso de formação, que contará com outros minicursos, tem como público-alvo especialmente estudantes, professores, sindicalistas, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais.


Além desta atividade realizada pela corrente RB, Nildo também participará de outros dois eventos. O primeiro compromisso será na mesa de encerramento do III Congresso Internacional Literatura e Revolução: o estatuto (contra)colonial da humanidade, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos dias 29 e 30 de outubro. O professor da UFSC falará às 18h30 do dia 30 no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) no campus de Goiabeiras, sobre o tema “Literatura e o Estatuto (Contra) colonial da Humanidade após a II Guerra Mundial”. 


No dia 31 de outubro, Nildo Ouriques estará novamente na Ufes, em atividade promovida pelo Coletivo Professores em Movimento. Será uma aula aberta realizada no espaço próximo à Cantina do Onofre, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), também em Goiabeiras. A aula será sobre "A ofensiva protofascista à educação e a Universidade Necessária".


O economista é autor de diversos livros, entre eles O colapso do figurino francês: crítica às ciências sociais no Brasil (2014), Crítica à razão acadêmica: reflexão sobre a universidade contemporânea (2017), no qual é um dos organizadores, e Dependência e Marxismo: Contribuições ao Debate Crítico Latino-Americano (2016), publicado em conjunto com outros autores.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/