Novo espaço cultural quer ajudar a revitalizar Escadaria do Rosário

Ligado ao graffiti e outras artes, o IÁ Estúdio será inaugurado domingo no Centro de Vitória

"A ideia é ocupar essa escadaria e fazer dela nosso quintal. É um espaço que durante muito tempo vem sendo um pouco negligenciado. Outras igrejas recebem atenção diferenciada, mas aqui não", diz o artista Starley sobre a Igreja do Rosário e seu entorno, no Centro de Vitória. Ele aponta o racismo institucional como um dos fatores para tal abandono, já que a igreja foi historicamente frequentada pela população negra.

Starley integra a FG Crew, coletivo de artistas que desde as últimas semanas vem trabalhando arduamente nas escadarias que dão acesso ao templo, tendo já realizado um grande graffiti em hiperrealismo com o rosto de uma mulher negra, além do início de ornamentação com plantas. 

Neste domingo, a partir das 18h, eles inauguram o Iá Estúdio, com a proposta de ser mais um espaço ligado à cultura no local, somando-se à loja Espaço Hip Hop e à A Oca - Bistrô, Ateliê e Hostel. Na ocasião, além de abrir as portas do novo empreendimento, a cultura vai ocupar as escadas com os DJs Erick Jack, Jone BL e Mr. Dedus. Do lado de dentro haverá flash tattoo e exposição de obras da FG Crew.

O novo espaço terá várias funcionalidades. Além de abrigar o coletivo e servir como ateliê para seus artistas e convidados, o local terá um Graffiti Shop, loja especializada com venda de sprays especialmente produzidos para graffitis, diferenciados dos convencionais, além de roupas, bonés e outro produtos associados. Junto a isso, uma parede servirá de galeria de arte, com novas exposições a cada três meses.

Embora a FG Crew nasça associada ao graffiti, a ideia do coletivo é não se restringir a essa linguagem, pelo contrário, dialogar e explorar as outras possibilidades junto a outros artistas e públicos. A ideia de ter um espaço próprio vem desde o surgimento da crew, quando Starley, Keka, Liam, Moris e Dentin começaram a pintar juntos há 10 anos. 

De garotos a artistas consolidados, ao criar a Iá, eles se preocupam também com a formação de que está produzindo arte. "Queremos oferecer formações para quem é daqui e de fora. Há artistas de longa carreira que esbarram em questões burocráticas como não ter um CNPJ ou um espaço físico para poder trabalhar", diz Starley. O agenciamento de artistas por meio da construção de um catálogo e a elaboração de projetos para captar recursos também são atividades que o estúdio deve começará a promover em breve.

As oficinas, workshops e atividades devem passar por áreas como graffiti, murais, ilustração, tatuagem, animação 2D, criação de personagens. O calendário será divulgado ao longo das próximas semanas na página do Iá Estúdio no Instagram. Após a inauguração, as portas do local estarão abertas sempre de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Em julho, o espaço já terá um grande desafio, servir como base para atividades do Origraffes, um dos maiores eventos de graffiti do Brasil, que é realizado pelo FG Crew e pela primeira vez ocorrerá em Vitória.

Até lá, o grupo pretende que a Escadaria do Rosário possa estar mais viva, com um olhar mais sensível do poder público e das pessoas que por ali circulam, e aproveitando a simbiose entre os três empreendimentos culturais ali localizados.

AGENDA CULTURAL

Inauguração do Iá Estúdio

Quando: Domingo (15/3), 18h

Onde: Rua do Rosário, 120, Centro de Vitória/ES.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

O mais triste Dia do Circo de todos os tempos

Proibidos de se apresentar por conta do coronavírus, circos capixabas não tiveram o que comemorar

Mais de 150 artistas participam do Festival Fico em Casa ES

Serão 24 horas de programação ao vivo pela internet de sábado até segunda-feira 

Grandes nomes da música capixaba participam do Festival VirtuALL

André Prando (foto), Gabriela Brown, Casaca, Macucos e outros artistas farão shows ao vivo pela internet

Obras de literatura capixaba estão disponíveis em e-book

Livros premiados pela Secult foram publicados por autores na rede e podem ser lidos pelo computador