Novo espaço cultural será inaugurado em setembro no Centro de Vitória

Unindo Bistrô, Ateliê e Hostel, A Oca vai funcionar em imóvel localizado na Escadaria do Rosário

"A Oca recebe integrantes de todas as tribos, queremos receber pessoas de diversas vertentes artísticas e culturais" diz o chef Fab's Costa, que junto com o artista plástico Caio Cruz prepara o início de um novo empreendimento cultural no Centro de Vitória. Juntando ateliê, bistrô, hostel e espaço para eventos, A Oca será inaugurada dia 14 de setembro, às 18h, na Escadaria do Rosário, na casa onde já funcionou o restaurante Verde Perene e a Burlesqueria.

A proposta surgiu a partir da vivência no apartamento em que os sócios moravam, onde realizavam pequenos eventos como mostras culturais, oficinas e reuniões com artistas, embora de forma intimista e com convite restrito devido às limitações de espaço. A ideia agora é ampliar. 

O ateliê de Caio Cruz vai funcionar também como escola de pintura e desenho, com cursos, oficinas, workshops, rodas de conversa com o artista e outros convidados.

No bistrô comandado por Fab's Costa a opção é por comida orgânica, saudável, com frutas e legumes da época, evitando o consumo de produtos com agrotóxico, por meio de uma alimentação leve e nutritiva. "O conceito de bistrô é de um restaurante pequeno, com cardápio enxuto e bem elaborado, mais sofisticado, para comer bem, fazendo essa ponte entre a arte e a comida. A sociedade como um todo tem feito esse movimento de criar lugares e atrações que tenham uma pegada mais holística, mais interdisciplinar. Essa é a onda e isso é muito positivo".

No próprio espaço do bistrô funcionará a galeria de arte, que terá em sua estreia uma mostra coletiva com obras das pintoras Márcia Borges, Inês Abelha e Kika Carvalho e das fotógrafas Lou Sky e Julia Pavim. Em anexo, haverá um espaço de exposição e vendas de artesanato local.

A sustentabilidade também deve ser uma preocupação presente e constante no local. O quintal terá uma pequena horta e espaço para compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo, além de servir para oficinas relacionadas à ecologia. O espaço não vai usar produtos descartáveis, fará reúso de água, entre outras iniciativas. "O local é construído por pessoas com consciência bioética e que querem influenciar outras pessoas para também serem bioéticas, para que essa palavra não seja adjetivo, mas um substantivo", aponta o chef, que também é geógrafo e especialista em meio ambiente.

Em relação à hospedagem, na proposta de hostel, o local contará com limitação a oito hóspedes por vez, buscando também promover trocas culturais. "O objetivo é fazer com que o espaço englobe o máximo de referências possíveis, realize intercâmbios culturais, receba pessoas de outras regiões interessadas em conhecer a história e cultura de Vitória, fazendo esse resgate a partir do Centro da cidade, trazendo mais cultura para onde já há essa característica e potencial", afirma Fab's. Ainda haverá na casa uma pequena brinquedoteca com espaço para crianças.

Na inauguração, em 14 de setembro, além do lançamento da exposição coletiva que fica no local até 11 de outubro, haverá participação da escritora Bernadette Lyra e show com o quarteto de trombonistas Capixabones. O bistrô vai funcionar de terça-feira a domingo, e o ateliê de segunda a sábado, de modo que o espaço deve ficar aberto todos os dias, contando com programação especial nos fins de semanas e um grande evento por mês.

No dia 21 de setembro acontece lá a roda de conversa "Arte como dispositivo de saúde mental", com debate e exposição de arte vinculados à campanha Setembro Amarelo, que busca atuar para a prevenção ao suicídio.

Nos dias 28 e 29 do mesmo mês, A Oca recebe uma feira com expositores e produtores locais, que vai funcionar durante o Viradão Vitória, evento da prefeitura que deve fazer circular milhares de pessoas pelo Centro da Capital.

AGENDA CULTURAL

Inauguração do espaço cultural A Oca

Quando: 14 de setembro, 18h

Onde: Rua do Rosário, 114, Centro de Vitória/ES.


 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Festa da Integração reúne grupos de cultura popular no Caparaó

Evento busca integrar comunidade de Patrimônio da Penha e valorizar as tradições culturais do Estado

Encontro de Folia de Reis ainda não tem data para edição 2019

Coluna CulturArte: ES na TV Cultura, navio-livraria em Vitória, novo disco de Macacko, 40 anos de ateliê

Em novo local, Movimento Samba Novo apresenta canções inéditas

Articulando compositores capixabas, MSN chega à marca de 80 novos sambas lançados para o público

Festival terá 10 shows gratuitos em Vila Velha

Veja quais as bandas que se apresentam neste sábado no Festival de Bandas Autorais do Correria Music Bar