Sexta, 26 Abril 2024

O retorno

Se no início do ano, os trabalhos na Assembleia começaram com um visível constrangimento pela eleição de Theodorico Ferraço (DEM) para a presidência da Casa em meio à polêmica da “Operação Derrama”, nesse retorno do recesso a coisa não será diferente.



Os deputados têm agora o desafio de tentar recuperar a imagem arranhada nesse primeiro semestre. Muitos foram os fatores que contribuíram para o desgaste da Casa. O posicionamento em defesa do pedágio da Terceira Ponte foi um elemento forte, que vai repercutir negativamente para os parlamentares, sobretudo para aqueles que têm bases estão na Grande Vitória.



Há, porém, outros desafios a serem observados. Os deputados pretendem cozinhar o galo na questão da escolha do conselheiro do Tribunal de Contas (TCES), porque sabem que o assunto é espinhoso. Internamente, a postura dos deputados em relação à reposição dos 11.98% pode não ser superada com a votação do plano de Cargos e Salários para os servidores do Legislativo. Isso porque resolver a questão da reposição foi promessa de campanha de Ferraço, que não conseguiu cumprir.



Os próximos meses são fundamentais. Os deputados precisam fechar bem 2013, já que em 2014 estarão disputando a reeleição para a Casa e o cenário político continua muito incerto e a expectativa é de que muita gente seja afetada nas urnas no próximo ano.



Alguns deputados ainda esperam contar com o velho sistema de bastidores que garantiu mandatos passados, mas há nas ruas um sentimento de mudança e uma rejeição à política institucional que pode fazer com que o  pleito de 2014 seja completamente diferente.



É possível que os episódios que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre na Assembleia tenham servido para uma reflexão dos deputados sobre a necessidade urgente de se mudar a postura. Se manter agarrado a um sistema de unanimidade que dá sinais de ruína pode ser um caminho que não reconduzirá metade dos deputados à Assembleia em 2014.



Fragmentos:



1 – O ex-prefeito de Vitória João Coser tem trabalhado forte para ser o presidente do PT capixaba. Mas o que exatamente significa isso no jogo político de 2014, diante da situação complicada do partido para as disputas presidencial e estadual?



2 – Nesta sexta-feira (9), a senadora Ana Rita (PT) apresenta o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher, instituída pelo Senado Federal em sessão solene na Assembleia Legislativa, convocada pelo companheiro de Articulação de Esquerda (AE), Claudio Vereza.



3 – Outdoors espalhados pela cidade convidam para a sessão, revelando a falta de espaço da senadora dentro do partido e com a mídia capixaba. Um tema tão importante para o Estado, que fica diminuído pelo interesse político em não cacifar a senadora.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/