Quinta, 25 Abril 2024

O último apaga a luz

O último apaga a luz


Quem diria que depois dos episódios lamentáveis do ano passado para permanecer sob influência do governador Paulo Hartung, já preparando o terreno para 2018, o PSDB fosse acabar assim, à míngua e, de novo, batendo cabeça. Debandada de quadros competitivos, como consequência das manobras da própria disputa interna que garantiu o comando do partido ao vice-governador César Colnago; imposição da filiação do ex-secretário Octaciano Neto, cotado como “a aposta palaciana” da disputa deste ano, e que sequer é candidato mais; e articulações com desfecho até outro dia inimaginável – isso só pra resumir. O ninho tucano iniciou o ano como a principal perna de apoio ao governador, até então candidatíssimo, e não foi uma ou duas vezes que Colnago surgiu no mercado como possível candidato à sucessão, num eventual “plano B” - no primeiro, disputaria a Câmara dos Deputados. Mas veio a reviravolta, e o vice achou que seria, finalmente, a bola da vez! Suou a camisa e não só ficou a ver navios, como foi obrigado a engolir a seco, publicamente, a aliança com o ex-governador Renato Casagrande (PSB), costurada pelo senador Ricardo Ferraço. Agora, para amenizar o estrago, espalha um discurso sem pé nem cabeça de que o PSDB, que está com Casagrande, vai defender o legado de Hartung! O último apaga a luz...


Boia de salvação

Com a candidatura de Colnago à Câmara também ameaçada, o PSDB só tem a reeleição de Ricardo Ferraço para se segurar, e algumas candidaturas à Assembleia, que não têm o mesmo peso. E o caminho de Ferraço também não se desenha fácil, dependendo ainda de acomodações. 


Rodízio

Ainda sobre o PSDB, Henrique Meneguel  é o novo presidente do diretório de Vitória, após a saída de Tomaz Tommasi, que não durou nada na função, e saiu alegando “intensificação das atividades profissionais no setor privado”. 


Rodízio II

Tommasi havia assumido o diretório em março deste ano, após renúncia e desfiliação de Elcio Amorim, no período de debandada. Na ocasião, ele  divulgou nota criticando os rumos do partido, os interesses pessoais, e o alinhamento automático ao governador Paulo Hartung. Pois é...



Intervenção

O único que permanece na legenda, apesar de uma das peças principais do grupo de insatisfeitos, é o prefeito de Vila Velha, Max Filho, que tentou articular sua candidatura ao governo este ano, mas foi barrado após articulações de Hartung. Doo jeito que a Estadual tem investido contra o diretório do município, porém, com acusações a Max, isso não deve demorar muito. 


Intervenção II

Na última sexta-feira (27), a Estadual aprovou a nomeação de uma comissão provisória no diretório, até então presidido por Nerci Pereira, assumindo o aliado de Colnago, Vitor Otoni. Entre as alegações, que os membros fazem campanha para candidatos de outras siglas, inclusive com desfiliações de nomes competitivos do partido, em referência ao vice de Max, Jorge Carreta (Avante), e a seu subsecretário Carlos Von.


Verba

Por falar em Max, ele viaja nesta quarta-feira (1º) para Brasília. O prefeito e os secretários Luiz Otávio Machado (Obras) e Ricardo Santos (Planejamento) têm audiência no Ministério das Cidades para liberação de recursos do Programa Pró-Moradia, criado em seu primeiro mandato, mas empacados nas gestões seguintes.


De fora

Poucas horas depois da repercussão do programa Roda Viva, quando Jair Bolsonaro (PSL-RJ) disse não ter apoiado a greve da PM, o deputado federal Carlos Manato comunica da mudança de agenda do presidenciável em Vitória. O encontro com os militares, que seria nesta quarta, foi cancelado. Tudo bem que a declaração de Bolsonaro, que contradiz vídeo gravado por ele na época, não desagradou - em tese - a categoria, mas chamou atenção a coincidência. 


De fora II

A alegação de Manato é que Bolsonaro pretende retornar para a convenção estadual do partido deste domingo (5), por isso, terá que ir embora mais cedo e cumprir compromissos no Rio de Janeiro. Ele também eliminou a reunião com os pré-candidatos do partido, porém, não abriu mão do evento “Diálogo das empresas capixabas com os presidenciáveis”, realizado pela Fecomércio. Dar bolo nos empresários já seria demais, né?


Fechados

A propósito, Capitão Assumção, que ficou meses preso acusado de incitar a greve e é candidato à Assembleia pelo PSL, citado por Bolsonaro no programa, usou as redes sociais em defesa dos dois. “Jornalista inescrupuloso acusa Capitão Assumção e Bolsonaro de liderarem a ‘greve’ da PM de 2017”. 


PENSAMENTO:

“O mundo pode ser um palco. Mas o elenco é um horror”. Oscar Wilde

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/