Oito dias de atividades contra a homofobia e pelos direitos LBGTI em Vitória

Piquenique, cineclube, oficinas e debates fazem parte da programação que culmina no X Manifesto LGBTI

Atividades políticas, culturais, recreativas e de formação vão marcar a IV Semana de Cidadania LGBTI de Vitória. As ações começam neste domingo (24) e se estendem até o dia 31, com a realização do X Manifesto LGBTI, após quatro anos em que o evento não ocorre na capital do Espírito Santo. Entre os objetivos das atividades estão dar visibilidade à comunidade e suas demandas, lembrar da interseccionalidade entre os movimentos e reunir diferentes ativistas de pautas diversas para se apoiarem em conjunto.

Um dos envolvidos na organização da semana, Aubrey Effgen destaca que a construção das jornadas segue a tradição de elaboração coletiva adotava pelo movimento LGBTI do Espírito Santo, reunindo vários coletivos e levando em conta a necessidade de pensar e falar em interseccionalidades, considerando pautas de mulheres, negros, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais.

"Machismo, racismo e LGBTIfobia são opressões que atingem a todos, individual e coletivamente, física e psicologicamente, de crianças a pessoas idosas. Devido ao fortalecimento de movimentos extremistas racistas baseados em ideologias que buscam promover agendas populistas e nacionalistas, e que estão se espalhando em várias partes do mundo, alimentando essas opressões, é muito importante levantar essas questões, lutar e resistir neste momento”, afirma.

A abertura acontece no domingo às 15h, no Horto de Maruípe, com a realização do tradicional Piquenique Cores e o Cineclube das Cores, organizados pelo grupo Cores - Consciência, Orgulho e Respeito no Espírito Santo. Haverá rodas de conversa, confraternização e a exibição dos curtas Tailor, sobre um cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade, e Eden”, em que um casal de homens vive junto, mas um deles está prestes a deixar seu amor pois provou da fruta proibida. 

Outro filme será exibido na sexta-feira no Cine Debate na Varal - Agência de Comunicação, em Itararé, no mesmo dia em que acontece uma oficina “Aprendendo a Empreender – Fabricação de Pochetes”: o curta Transvivo, documentário capixaba que mostra um pouco da história de transição e vida de dois homens transsexuais. O mesmo local oferece na quarta-feira uma oficina de braid box, um tipo de tranças para os cabelos. As três atividades são organizadas pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

Terça-feira, o projeto "Ponto de Memória Aquenda as Indacas", que funciona na sede da Associação Gold, no Centro de Vitória, recebe a convidada Waleska Franklin, para falar sobre a vida e ativismo das travestis e lembrar a trajetória do Triângulo Rosa, organização da qual participou e que foi uma das pioneiras no movimento LGBTI no Espírito Santo.

O coletivo Santa Sapataria oferece um bate-papo sobre saúde sexual da mulher lésbica, que acontece no Museu Capixaba do Negro (Mucane) na segunda-feira. No sábado é dia de celebrar e preparar para a parada que acontece no dia seguinte, com uma festa que acontece no Cleópatra Gaystro Bar, localizado na Rua da Lama, com foco no público LGBTI.

A semana culmina com o X Manifesto LGBTI, com saída às 14h de domingo (31) da Vila Rubim rumo ao Sambão do Povo, com uma marcha que será conduzida por um batuque organizado pelo coletivo Santa Sapataria junto a cartazes contendo palavras de ordem, resgatando o caráter político do manifesto e relembrando a importância do movimento de mulheres lésbicas no movimento LGBTI. Em seguida haverá uma programação com diversos convidados e atividades culturais.

Confira a programação:

24 de março - 15h (Domingo)
Piquenique Cores e Cineclube das Cores
Local: Horto Maruípe - Av. Maruípe, 1750 - Maruípe - Vitória

25 de março - 19h (segunda-feira)
Santa Bate Papo
Tema: Saúde sexual da mulher lésbica
Local: Mucane - Museu Capixaba Do Negro Av. República - Parque Moscoso - Vitória

26 de março - 19h (terça-feira)
Ponto de Memória Aquenda as Indacas
Tema: Triângulo Rosa. O início do movimento LGBT no ES
Local: Sede da Associação GOLD - Av. Florentino Avidos, 502, sala 904 - Centro - Vitória

27 de março - 17h30 (quarta-feira)
Oficina de Box Braids
Local: Varal - Agência de Comunicação -  Rua Daniel Abreu Machado, 540 - Itararé - Vitória

28 de março - 19h (quinta-feira)
Exposição Projetando Identidades
Local: Sede da Associação GOLD - Av. Florentino Avidos, 502, sala 904 - Centro - Vitória

29 de março (sexta-feira)
Oficina Aprendendo a Empreender - Fabricação de Pochetes - 15h / Cine Debate - 18h30
Local: Varal - Agência de Comunicação - Rua Daniel Abreu Machado, 540 - Itararé - Vitória

30 de março - 22h (sábado)
Festa "Pré-Parada"
Local: Cleópatra Gaystro Bar - Rua da Lama - Jardim da Penha - Vitória

31 de março - 14h (domingo)
X Manifesto LGBTI+ de Vitória
Local: Vila Rubim e Sambão do Povo (Av. Dário Lourenço de Souza - Mário Cypreste - Vitória)

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.