Sábado, 20 Abril 2024

'Operação abafa'


Silêncio do governador Paulo Hartung e da quase maioria absoluta da classe política e declarações da diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andreia Carvalho, somente em entrevistas à imprensa (sem nota oficial com ampla divulgação). Quando a Vale se vê em apuros, o que não falta no Estado é um exército de cegos, surdos e mudos para socorrê-la. Foi assim em todos os graves casos envolvendo a mineradora até hoje, tem sido assim agora, com o também grave vazamento de rejeitos do tanque de minério de ferro entre Tubarão (Vitória) e Praia Mole (Serra), na última sexta-feira (1). Pouca ou nenhuma manifestação, menos ainda, críticas. A omissão nunca foi exclusividade da Assembleia, é verdade, mas nada mais sintomático do que a postura dos deputados na sessão desta segunda-feira (4), a primeira após o fato, para reforçar a antiga e duradoura relaçção estabelecida entre executivo e legislativo com as poluidoras. O único a tocar no nome da Vale foi Enivaldo dos Anjos (PSD). Fez como de costume: um discurso duro, destacando a impunidade da empresa - e também da ArcelorMittal -, apesar dos crimes ambientais; o tapete vermelho estendido pelas autoridades; e a diferença de tratamento em relação ao restante da população, punida a qualquer sinal de erro. O enredo é exatamente esse, há décadas. Mas e quando o negócio é levantar a bola da Vale? Esse mesmo exército que se cala, faz questão de aparecer e ainda posar pra foto. Episódios recentes: assinaturas dos termos de compromisso preliminares ambientais, os famosos "pra inglês ver", e as incontáveis declarações públicas e reuniões apelando pelo retorno das operações da Samarco/Vale-BHP em Anchieta, sul do Estado. É a "Vale Nada", de novo, mas..."abafa"!
'Punição exemplar'
Enivaldo, aliás, também denunciou uma mortandade de peixes em Manguinhos, na Serra, oficiando o Ministério Público Federal (MPF) para que investigue a responsabilidade da Vale. "Considerando as correntes marítimas vindas do sul, tudo indica que isso foi causado por mais esse crime ambiental, sob a complacência das autoridades capixabas", disparou.
Sem nexo
Hartung reuniu o secretariado nesta segunda-feira (4), em seu gabinete, no Palácio Anchieta. Entre os assuntos em debate, a peça orçamentária de 2018. Agora, depois de aprovado, e com a equipe? No local onde deveria ter ocorrido, o governador passou o trator. Leia-se a Assembleia, que disse amém a matéria em pouquíssimos minutos, sem nenhuma discussão.
Quem diria...
Não passou batido um detalhe da agenda do governador nos últimos dias. Na quinta-feira (30), Hartung foi a Mucurici inaugurar uma Estação de Tratamento de Esgoto e anunciar um pacote de investimentos pela pasta de Agricultura. Dormiu por lá!. Comentários de bastidores: se isso não é estar em plena campanha eleitoral, o que será?
Congestionado
A programação de presidenciáveis no Estado está concorrida esta semana. Começou com a visita do ex-presidente Lula, nesta segunda e terça (4 e 5), e vai terminar com a chegada, no próximo sábado (9), de Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, e Álvaro Dias, pelo Podemos. 
Tudo certo
Por falar no PDT, deu tempo de o deputado federal Sérgio Vidigal e o estadual Da Vitória acertarem os ponteiros na movimentação da disputa ao comando do partido no Estado, antes da chegada de Ciro Gomes.  
'Esqueceram de mim'
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) não está nada satisfeito que o bônus da PEC que garante a gratuidade no transporte intermunicipal (pessoas com mais de 60 anos, crianças de até seis anos e pessoas com deficiência) não ter caído na sua conta. Ficou com o governo e a deputada Eliana Dadalto (PTC).
Batalha da PEC
A deputada comemorou nas redes sociais e no plenário da Assembleia nesta segunda, dizendo que é autora de uma PEC nesse sentido ajustada pelo executivo para estender aos municípios do interior o benefício. Já Lamas também abordou o assunto no plenário e nas redes sociais, porém, para reivindicar a paternidade da iniciativa junto com o executivo. 
Excluído
Reclama com o governador, deputado! Na assinatura da proposta, os convidados da Casa foram a própria Eliana, Nunes (PT), Luiza Toledo (PMDB), Sandro Locutor (Pros) e Esmael de Almeida (PMDB).
Nas redes
"A Vale é irresponsável e não leva em consideração a saúde da população capixaba. Aposta na impunidade e nos governantes eleitos com suas doações de campanha". (Sindipúblicos-ES - no Facebook).
PENSAMENTO:
“O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo”. Friedrich Nietzsche

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/