Sexta, 29 Março 2024

Os relatos de Bisa Ubalda

Os relatos de Bisa Ubalda

Jornalista e escritor integrante da Academia Espírito-Santense de Letras, Álvaro José Silva prepara o lançamento de seu terceiro romance, A Bisa Ubalda. Depois de O Faxineiro e Madrugada em Piedade, ele se aventura por um livro que percorre paisagens rurais, tendo como base o município de Santa Teresa, região serrana do Estado, que conhece bem e nutre uma relação de anos. Já estão agendados quatro eventos de lançamento, o primeiro deles na quinta-feira (9), na Biblioteca Pública do Espírito Santo.


O local mais específico onde se desenrolam os fatos narrados no livro de ficção é na comunidade de Aparecidinha, numa época logo após a Segunda Guerra Mundial.



Álvaro levanta um tema pouco falado mas muito sentido nessas regiões que receberam grandes levas de migrantes.



Durante a Guerra, na verdade quase no final dela, o Exército Brasileiro convocou diversos jovens destas comunidades, descendentes de italianos e alemães, para o combate a países do Eixo, destacadamente a própria Alemanha e Itália. Iam para a Europa com a missão de matar seus “parentes”. Alguns combateram nas missões na Itália, outros se apresentaram nos quartéis para receber preparação, mas não chegaram a ir para a Guerra pois esta findou-se antes. “O episódio da Guerra é muito marcante na vida deles”, diz o escritor.


Foi buscando os arquivos históricos da prefeitura e bibliotecas, livros e jornais e entrevistando a população mais antiga, inclusive um ex-combatente, Florêncio Barth, que Álvaro construiu o ambiente para o desenrolar da trama. Como nos livros anteriores, inspirações e personagens reais e ficcionais se misturam na obra, conforme explicado na Nota Histórica ao final do livro. Sobre os fatos de Santa Teresa, o autor segue rigor e reproduz relatos, documentos e reportagens verossímeis em meio à narrativa.


A trama se dá tendo como protagonista Ubalda, filha de um marceneiro imigrante português que se instala em Santa Teresa. Já idosa e morando em Aparecidinha, sofre um infarto que a leva à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória. Quando retorna ao sítio em que vive, volta sob os cuidados da bisneta Margarida, estudante de Medicina. Hortência, outra bisneta com nome de flor e irmã de Margarida, estuda Jornalismo e também aparece no sítio com interesse de entrevistar a avó para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em que pretende tratar da história da bisavó e da família.


É o relato da Bisa Ubalda que vai sustentar a narrativa do livro. Após a Segunda Guerra, Enrico, um descendente de italianos, retorna a Santa Teresa trazendo seu amigo Otto, um alemão. Este seria um herói da resistência contra o nazifascismo, ao qual o amigo capixaba havia se unido depois de resgatado como prisioneiro de guerra. Ubalda tem um casamento arranjado com o alemão, e logo vai descobrir que as coisas não eram bem assim e os amigos escondiam atividades escusas. A própria bisavó guarda certos segredos que não quer revelar antes de ir para o túmulo, o que garante um final surpreendente para a obra.


Sobre a história do Espírito Santo, o livro revela um pouco do que foi a colonização europeia em Santa Teresa, que é considerada a cidade de colonização italiana mais antiga do Brasil. “Levantei aquilo que queria saber sobre como foi a dinâmica da vinda do imigrante para cá, como se instalaram, como desenvolveram a cidade, preservaram a cultura. O núcleo da cidade é mais ou menos plano, mas quando quando saíram de lá para criar sítios, fazendas, chácaras, tiveram que conquistar tudo na foice e facão”, relata Álvaro.


Ele considera que chega a sua terceira obra com um texto mais maduro e com um livro que foi pensado para que pudesse também estar em bibliotecas de escolas, razão pela qual não possui erotismo e poucos palavrões. Em agosto o livro será lançado em dois locais em Vitória e também na Câmara de Santa Teresa. Em setembro, Álvaro José Silva participa do Painel Literário do Sesc Glória.


AGENDA CULTURAL

Lançamento do livro A Bisa Ubalda, de Álvaro José Silva 

Informações: Selo Arte da Cura, 228 páginas, impressa na Gráfica Espírito Santo, Vitória.


Dia 9 de agosto - Lançamento oficial e bate-papo com o autor das 19 às 21h na Biblioteca Pública do Estado, Praia do Suá, Vitória.

Dia 14 de agosto - Lançamento na Papelaria Mister Paper do Brasil, no Centro da Praia Shopping, das 17 às 20h. Vitória.

Dia 24 de agosto - Lançamento na Câmara de Santa Teresa das 19 às 21h. Com uma "esticada" posterior ao Bar Elite. Santa Teresa.

Dia 12 de setembro - Painel Literário no Sesc Glória, às 19h, juntamente com Saulo Ribeiro. Haverá sorteio dos livros dos dois autores. Vitória.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/