Terça, 23 Abril 2024

Peça de teatro comemora 30 anos com apresentação gratuita

Peça de teatro comemora 30 anos com apresentação gratuita

Era 1988, quando estreava a peça Vitor ou Vitrola?! na antiga Casa da Cultura em Vitória. De lá pra cá tanta coisa mudou, mas a peça continua atual e atuando. Nesta quarta-feira (14), às 19h30, o Grupo HB de Teatro realiza uma apresentação especial no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, comemorando os 30 anos do espetáculo, que calculam já haver sido apresentado mais de duas mil vezes, atingindo público estimado de 250 mil pessoas.


Não só os palcos, mas salas de aula, pátios de escola, ruas, bares, tudo virou possível cenário para encenar a peça. “O público não tem hábito de ir ao teatro, por questões de facilidades, de segurança e outras questões é mais prático ver TV, filmes e séries dentro de casa. Então resolvemos fazer o inverso, levar o teatro ao público. Assim, a peça se tornou alternativa, para além do teatro convencional”, explica o ator Hudson Braga, que atua desde o início das apresentações, há 30 anos.


Com figurino e um cenário simples, que tem como fundo a representação de um mega aparelho de rádio, a peça, que consiste numa comédia farsesca, ganhou essa versatilidade. Já circulou pela Bahia, Minas Gerais, e na semana passada, o grupo esteve no Rio de Janeiro, onde apresentou Vitor ou Vitrola?! em três escolas.


O que faz com que a obra siga atual é o tema. Trata-se de uma sátira que fala sobre o envolvimento do homem com a tecnologia. O texto foi escrito por Marquinhos Nô, baiano que morava no Espírito Santo, que ao voltar para casa se sentia envolto nas parafernalhas eletrônicas. “A obra parte da percepção que muitas coisas que estavam sendo inventadas estavam tirando espaço do homem. O personagem Vitor se relaciona com uma de suas invenções, uma vitrola, que entra em cena dialogando com ele, dizendo que a partir de então o homem seria um escravo de sua própria invenção”.


Com o tempo, o grupo também foi inserindo pequenos ajustes que tornam o texto mais atual. Na era dos smartphones, pode-se deduzir que o tema é mais contemporâneo que nunca. “O texto é voltado para alertar para o que estamos vivendo, não só nos dias de hoje, mas cada vez mais fechados num mundo em que a solidão e a introspecção estão prevalecendo. Busca colocar no espectador essa pulguinha atrás da orelha, para que possa pensar no que está fazendo no dia a dia com seu corpo, sua voz, seus pensamentos e atitudes”, explica o ator.


A apresentação em comemoração aos 30 anos da peça vai ser mais que especial, pois contará com a presença do idealizador da peça, Marquinhos Nô, que voltou para a Bahia e não faz mais parte do grupo. Desde o ano 2000, o personagem que era interpretado por ele é feito pelo ator Ricardo Amaro, que contracena com Hudson Braga. A data, 14 de novembro, é justamente o dia do aniversário de Marquinhos, que terá como presente assistir a durabilidade e persistência de sua obra em tempos de descartabilidade.


AGENDA CULTURAL


Espetáculo Vitor ou Vitrola?! – aniversário de 30 anos


Quando: Quarta-feira (14/11), 19h30


Onde: Centro Cultural Frei Civitela di Trento – Avenida Expedito Garcia, 220 – Cariacica/ES


Entrada franca

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/