Quinta, 25 Abril 2024

Pluralidade do povo negro em exposição fotográfica

Pluralidade do povo negro em exposição fotográfica

Em sua segunda edição, a exposição Eu? Pretx, dos fotógrafos Stel Miranda e Patty Borges, será inaugurada no próximo sábado (9), a partir das 14h, no Circuito Cultural do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro, em Vitória. O lançamento contará com uma série de convidados, como músicos e poetas, que também irão apresentar seus trabalhos.



O foco desta edição foi buscar a pluralidade humana do povo preto, segundo relata Stel. Para isso foram usados algumas ferramentas e dispositivos. O primeiro foi a “não-seleção” de modelos: os fotógrafos trabalharam com pessoas que se inscreveram e se propuseram a participar. A partir do chamado, apareceram pessoas negras de diferentes características físicas e dos maiores municípios da Grande Vitória: Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória. Dentro dessa pluralidade, ressalta Stel Miranda, estão cristãos, candomblecistas, umbandistas, ateus e agnósticos. Assim como pessoas cis, trans, héteros, gays, lésbicas e drag.

 




Foto: Stel Miranda e Patty Borges



Para a busca da construção estética que queria retratar, a dupla de fotógrafos trouxe elementos políticos. “O corpo preto é, como é a proposta, apresentado de forma panafricanista e em diáspora, fugindo de possíveis caminhos normatizados pela ‘moda’, ‘passarela’ ou ‘conceitos canônicos’. Somos todos filhos de Afrikà, e a ela miramos”, comenta Stel. O figurino vestido pelos modelos para as fotografias ficou por conta de Pandora da Luz, designer de modas e pesquisadora do movimento negro.



Para o lançamento neste sábado se apresentam artistas escolhidos por sua história e luta junto ao povo negro: Pretaô, Letícia Chaves, Soltos & Prensados, Xavier, DJ Jota, Fenix Rap, Brunu O Chico, Jessica Vago, Carlos Abelhão, Marcéu Rosário e Kris Ellen.



A exposição Eu? Pretx fica aberta a visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h no CEU.



AGENDA CULTURAL

Lançamento da 2ª edição da exposição fotográfica Eu? Pretx, de Stel Miranda e Patty Borges

Quando: Sábado, 9 de novembro, 14h

Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro - Rua 23 de abril, 35, Santo André, Vitória/ES



 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/