Sábado, 20 Abril 2024

Pó de Ser Emoriô anuncia retorno aos palcos este ano

Pó de Ser Emoriô anuncia retorno aos palcos este ano

A volta do Pó de Ser Emoriô 


Com um som brasileiríssimo, o grupo Pó de Ser Emoriô causou frisson na música do Espírito Santo em tempos recentes. Fruto do encontro de músicos talentosos, a banda que havia feito seu último show no início de 2015 decidiu retornar à ativa com sua formação original: Emmanuel Sete Linhas, Aline Hrasko, Thiago Perovano e Yuri Guijansque. Surgido em 2011, o grupo chegou a gravar um disco homônimo lançado em 2014. Vale a pena ouvir de novo!


Shows e novas canções nos planos


O momento difícil da política brasileira é um dos fatores que motivou as conversas buscando retomar as atividades do Pó de Ser Emoriô. A ideia é promover o reencontro da banda com o público nesse momento em que urge criatividade para construir novas pautas para além do que está colocado. Entre as intenções estão fazer shows relembrando as canções já compostas e inevitavelmente produzir coisas novas. A banda promete uma surpresa para o público de Vitória aproveitando o mês da consciência negra, já que sua produção carrega profunda influência da música negra brasileira. Ou seja, em novembro deve aparecer por aí!


André Prando lança clipe e se prepara para Rock In Rio


Outro talento capixaba, o cantor e compositor André Prando apresentou nesta semana o clipe de Fantasmas Talvez, dirigido por Diego Locatelli e Felipe Amarelo. A canção ganhou força com o público após o lançamento do disco Voador e foi presenteada um belo retrato audiovisual, gravado num antigo hotel e que incorpora elementos da cena artística capixaba como a performance do grupo Butoh e o projeto "O Retratista", de Nicolas Soares. Além disso, Prando também teve presença confirmada no Rock In Rio 2019, onde se apresentará no dia 6 de outubro no Palco Supernova. Outro capixaba, o cantor Silva, também toca no mesmo dia, dividindo o palco e o show com Lulu Santos.


Pesquisa de impacto


Maior evento de formação musical do Espírito Santo, o "Formemmus" divulgou uma pesquisa de impacto que traça o perfil dos participantes das atividades realizadas entre maio e junho deste ano, além do impacto da realização do evento para a economia local. Coordenada pelo mestre em economia da cultura, Marcus Vinícius Pansera Figueiredo, a pesquisa aponta que nos quatro dias de evento, o impacto econômico foi de mais de R$ 300 mil, representando uma movimentação de 1,30 para cada real investido. A pesquisa completa pode ser lida aqui.


Quilombolas na TV


O documentário Senhoras do Dendê, que aborda a relação de povos quilombolas e povos de terreiros de religiões de matriz africana com o dendê, árvore trazida da África para o Brasil, será transmitido pela primeira vez na televisão. Filmado nos quilombos de Angelim e Linharinho e na vila de Itaúnas, a obra vai passar na próxima terça-feira, às 23h15, no programa Curta Vídeo, da TVE, com reprise na sexta-feira, às 22h15. A obra foi dirigida por Jefferson de Albuquerque Junior, Auzerina Baptista e Jefferson Gonçalves.


Restauração em Conceição da Barra


Construída em 1812, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no município de Conceição da Barra, será restaurada com recursos do governo do Estado. Com um arquitetura própria, a construção passará por obras que podem durar um ano com investimento de R$ 620 mil. O anúncio foi feito nesta semana em solenidade no gabinete do governador Renato Casagrande, com o lançamento de um edital de chamamento público para organizações da sociedade civil interessadas em assumir o projeto de restauro do imóvel, que é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.


Cariacica elege novos conselheiros


Termina na próxima segunda-feira (9) o prazo de inscrição para interessados em concorrer a uma vaga para o Conselho Municipal de Cultura de Cariacica, que possui nove câmaras temáticas representadas pela sociedade civil. As inscrições ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, entre 12h às 19h de segunda-feira. As eleições serão feitas no mesmo local no dia 24 de setembro para um mandato de dois anos. Mais informações no site da prefeitura ou pelo telefone (27) 3346-6343.


Oficina de Danças Populares


Também na segunda-feira tem início as oficinas de danças brasileiras oferecidas gratuitamente pelo Cia de Dança Andora na Ufes, que trabalha ritmos regionais diversos como coco, xaxado, carimbó, cavalo marinho, baião, caboclinhos, siriá, carnaval capixaba e dança pomerana. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, de 17 às 19h, com total de 60 horas, contando com emissão de certificado. Para participar é preciso preencher um formulário online e comparecer na aula inaugural na Sala 10 do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes, CEFD.


Bicampeonato na poesia


O jovem Ian Mendes, conhecido artisticamente como Ira, sagrou-se bicampeão do Slam Interescolar Capixaba no último final de semana. O evento aconteceu no sábado na Biblioteca Pública Estadual, na Praia do Suá, em Vitória, contando com recorde de participação: jovens representantes de mais de 20 escolas do Espírito Santo trouxeram suas poesias autorais para a competição. Agora o desafio de Ira é representar novamente o Estado no Slam Interescolar Nacional, que acontece no dia 8 de novembro em São Paulo. O poeta também é o atual campeão do Slam ES, o principal evento local, reunindo os selecionados dos vários salas que acontece por aqui.


Residência artística no Peru


A artista Charlene Bicalho participa em setembro do encontro internacional Experiencias de la Carne, realizado em Lima, capital do Peru. Representando o Brasil, ela participa trazendo sua experiência e reflexões sobre o corpo negro e o lugar social da mulher negra, trocando conhecimentos com artistas, gestores culturais, curadores e pesquisadores de diversos países latino-americanos.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/