Sexta, 19 Abril 2024

Praias do Estado ainda têm 49 localidades com vestígios do óleo

Praias do Estado ainda têm 49 localidades com vestígios do óleo

As praias capixabas ainda apresentam vestígios de óleo em 49 localidades. A informação consta no último boletim oficial, relativo às vistorias feitas entre oito e quinze de janeiro, pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 



O conceito de localidade utilizado no mapeamento do GAA se restringe a uma área de um quilômetro ao longo da costa. “Portanto uma praia com uma faixa de areia com 10km possui 10 localidades”, esclarecem os órgãos. 



O monitoramento mostrou ainda que 74 localidades visitadas anteriormente no Estado encontram-se limpas de vestígios e nenhuma apresenta manchas de óleo. 



Das 49 ainda oleadas, 39 estão em São Mateus, principalmente em Guriri, havendo também vestígios em Barra Nova e Urussuquara. Em Conceição da Barra, Itaúnas apresentou apenas uma localidade com vestígios e Pontal do Sul, duas. Em Linhares, Pontal do Ipiranga tem duas e Regência três. Outras duas localidades de Aracruz também apresentaram vestígios. 



Desde o início da crise, no final de agosto passado, 999 localidades foram atingidas pela contaminação, afetando todos os nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e rio de Janeiro. 



Investigação da Marinha e Polícia Federal apontou, em novembro, o navio grego Bouboulina como o responsável pelo vazamento. 

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/