Quarta, 24 Abril 2024

Projeto realiza tour pela história negra de Vitória

Projeto realiza tour pela história negra de Vitória

Uma rota turística com foco na história da população negra. Essa é a proposta do projeto Vitória Preta, que realiza sua segunda edição no próximo dia 25 de janeiro, de 9h ao meio-dia.


A iniciativa é da lanchonete e restaurante Ubuntu Quitutes, que funciona no Museu Capixaba do Negro – Veronica da Pas (Mucane), localizado no Centro de Vitória.


O mercado da Vila Rubim, com toda sua diversidade e convergência da cultura negra, é o ponto de partida para o passeio, que passa por diversos locais de referência, contextualizando seus significados para a população negra, desde os tempos da escravidão até os dias atuais.



A finalização acontece no Mucane com um almoço, cujo prato é a moqueca capixaba. A proposta do Vitória Preta surgiu a partir de um trabalho de pesquisa para a construção do acervo de fotos que faz parte da lanchonete. “Tivemos a ideia logo no início, quando passamos a ocupar o espaço no Mucane, devido à necessidade de fazer esses resgates da história capixaba”, conta a idealizadora da Ubuntu Quitutes, Winy Fabiano, que também possui formação em monitoração.


Ela decidiu fazer a rota a partir das fotografias. Daí veio a sistematização e construção das informações para realizar um roteiro, agora disponibilizado para outros participantes que se interessem em conhecer a história capixaba a partir de outra perspectiva.


A rota turística Vitória Negra tem um custo de R$ 30, incluindo o almoço no Mucane. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 99930-5636.


Além da Rota Preta, o Ubuntu Quitutes também realiza no dia 24 de janeiro, às 19h, a primeira edição do seu Festival Gastronômico, juntamente com o Sarau Empretecendo, em parceria com o Mucane e o Odomodê. A cada mês será servido um prato de comida brasileira baseada nas influências africanas e indígenas. O início será com um dos mais populares, a feijoada, que será servida com um valor de R$ 12 a cumbuca.

 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/