Quinta, 28 Março 2024

PSL segue cenário nacional e elege a maior bancada na Assembleia Legislativa

De inexpressivo no início da campanha presidencial, o PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno com Fernando Haddad (PT), elegeu quatro deputados estaduais nas eleições desse domingo (7) e passa ter a maior bancada na Assembleia Legislativa no Estado, desbancando siglas tradicionais como o PSDB e MDB.


Esse crescimento não ocorre só no Estado. Foi registrado em todo o País, com aumento do número de candidatos eleitos aos legislativos estaduais e federal de 16, em 2014, para 76 em 2018, colocando-o como o terceiro partido em volume de representantes nas assembleias estaduais.


Outro dado de destaque é a representação dos policiais na Assembleia que toma posse em 1º de janeiro, a maioria da bancada do PSL. O delegado da Polícia Civil Danilo Bahiense, Capitão Assumção e o Coronel Alexandre Quintino, além do radialista Torino Marques, formam a bancada do partido.


O Capitão Assumção foi apontado como um dos líderes da greve da Polícia Militar de 2017, que confrontou com o governo do Estado, resultando em várias prisões de militares, inclusive a dele. Já o coronel defendeu, na imprensa, a legitimidade do movimento.


Outras bancadas que cresceram foram as do PRP, com a vitória de outro delegado da Polícia Civil, Lorenzo Pazolini, que se junta ao reeleito Dary Pagung; PSDB, com os novatos Vandinho Leite e Emílio Mameri; e o PV, por meio de Luciano Machado e Marcos Garcia.


O PSB manteve o mesmo número de representantes, Bruno Lamas e o mais votado, Sergio Majeski, o mesmo registrado com o PRB, com a vitória de Erick Musso e Hudson Leal, todos reeleitos.


Já o MDB, que já foi dono da maior bancada no legislativo estadual, ficou com dois reeleitos, Dr. Hércules e José Esmeraldo. O PT perdeu os deputados Nunes e Padre Honório e elegeu apenas um nome, Iriny Lopes.  


O PP ficou com Renzo Vasconcelos, o DEM com Theodorico Ferraço (reeleito), enquanto o deputado Enivaldo dos Anjos permanece no PSD.


Os demais partidos com representantes na Assembleia são DC, Euclério Sampaio (reeleito), PMN, Janete de Sá (reeleita), PPS, Fabrício Gandini; PDT, Marcelo Santos (reeleito); Pros, Raquel Lessa (reeleita); Patriota, Rafael Favato (reeleito); Avante, Carlos Von;  Rede, Alexandre Xambinho e PTB, Adilson Espíndula. 


Dos eleitos, 17 integram a aliança que elegeu o próximo governador, Renato Casagrande (PSB).


 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/