PT capixaba comemora liberdade de Lula em comitê no Centro de Vitória

Após decisão do STF sobre segunda instância, ex-presidente obteve nesta sexta decisão para sair da prisão

Manifestantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de movimentos representativos da sociedade civil se reúnem nesta sexta-feira (8), na Praça Costa Pereira, batizada por eles de "Praça Vermelha", no Centro de Vitória, para comemorar a decisão da Justiça de liberdade ao ex-presidente Lula, concedida um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) fechar questão sobre a prisão em segunda instância.

A presidente eleita da Executiva estadual do PT, Jackeline Rocha, afirmou que seria estudada a organização de uma caravana para participar da recepção a Lula, prevista para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, São Paulo, mas não foi possível pela falta de tempo de deslocamento. O local da concentração em São Paulo é emblemático, pois foi ali que o ex-presidente iniciou sua trajetória política, em 1965, como sindicalista, e em 1980, quando fundou o PT.

O dirigente petista Perly Cipriano informou que a movimentação na "Praça Vermelha" será complementada com as atividades da Feira da Reforma Agrária, realizada no local desde essa quinta-feira (7). Haverá apresentações artísticas e outras manifestações em apoio ao ex-presidente Lula.

Para Jackeline e Perly, o "STF anulou, com a decisão, as ilegalidades cometidas pela Operação Lava Jato". Eles esperam que os processos de Lula sejam anulados. Já a deputada estadual Iriny Lopes, em vídeo divulgado nas redes sociais, disse que "o Brasil não será o mesmo" com a saída de Lula. Para ela, o ex-presidente "fará a articulação necessária para que o País saia do abismo".

O ex-presidente passou 19 meses preso na sede da Polícia Federal de Curitiba, pelo julgamento no caso do Triplex do Guarujá. A decisão favorável a Lula foi concedida pelo juiz federal Danilo Pereira Junior, às 16h15 desta sexta-feira (8). Ele considerou que o ex-presidente está preso exclusivamente em virtude de condenação em segundo grau, "inexistindo qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento das penas".

O PT Nacional informa que Lula fará uma visita de agradecimento à Vigília e seguirá para São Bernardo do Campo, onde fará um pronunciamento. 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Antigo Hotel Imperial vai se tornar centro político e cultural

Uma atividade será realizada neste sábado no edifício histórico na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória

Eleição de Jackeline Rocha mantém PT no Estado sob influência de Coser 

Jackeline demonstra, ao vencer Helder Salomão, que tem capital eleitoral para  enfrentar outras disputas

PT define em uma semana a nova Executiva e os rumos para as eleições de 2020

Helder Salomão e Jackeline Rocha disputam palmo a palmo os votos dos 250 delegados eleitos

Abaixo-assinado defende tombamento do sítio histórico de Santa Teresa

Coluna CulturArte: Guarda Municipal barra palco para festival, capixabas no México, formação antirracista