Sábado, 20 Abril 2024

PT define em uma semana a nova Executiva e os rumos para as eleições de 2020

PT define em uma semana a nova Executiva e os rumos para as eleições de 2020

A uma semana para definição dos novos membros da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, os dois principais candidatos à Presidência disputam palmo a palmo os votos dos 250 delegados eleitos no último mês de setembro. O deputado federal Helder Salomão e a ex-candidata ao governo do Estado em 2018, Jackeline Rocha, lideram as chapas principais. 


Helder e Jackeline são nomes cogitados no partido para concorrer às eleições de 2020 e 2022 e a diferença entre eles na disputa interna é mínima, dependendo das últimas articulações com os grupos que detêm poder de votos.


O parlamentar representa a chapa “Pra voltar a sonhar, Lula Livre", reunindo lideranças opostas à gestão do atual presidente, o ex-prefeito de Vitória João Coser, e obteve isoladamente 49,5% dos votos na disputa para eleger os delegados, ultrapassando os 30,7% dos votos dados a Jackeline.


Já a concorrente - chapa "Lula livre sem medo de ser feliz" - alcançou 30,70%. Esse percentual foi ampliado para 50,5%, com o alinhamento das chapas Alternativa para o Brasil Lula Livre, 14%; e Unidade em defesa do PT, 5,80%. 


Com esse resultado, o número de delegados que vai eleger a Comissão Executiva registra 124 delegados para Heder Salomão e 126 para Jackeline Rocha, segundo cálculos extraoficiais. Os dois buscaram reforço com o vereador de Cariacica, André Lopes, que concorreu isoladamente, alcançando 5,8% dos votos, e representa 14 delegados. Nos últimos dias, ele teria firmado, porém, compromisso com Jackeline, o que gera expectativa sobre o resultado da votação do congresso dos próximos dias 19 e 20.


O deputado Helder Salomão deu um reforço na campanha, no último dia dia 3, com o lançamento do seu terceiro livro de poesias, Plural, ocorrido na Casa de Stael, tradicional local de manifestações públicas do PT no Centro de Vitória. “Esse livro é, acima de tudo, um esforço para mostrar que só por meio da generosidade, do diálogo, da tolerância, do respeito, da utopia e da luta poderemos construir um mundo melhor”, explica Helder.   


Jackeline, além de João Coser, conta com o apoio do ex-deputado estadual José Carlos Nunes, derrotado na disputa pela reeleição em 2018. Tanto João Coser quanto Nunes estabeleceram ligações com o então governador Paulo Hartung (sem partido), provocando insatisfação no partido, que, por conta dessa situação, perdeu filiados e teve a bancada na Assembleia reduzida de dois para um representante, a deputada Iriny Lopes, do grupo de Helder.


O deputado federal é considerado o principal nome do partido para disputar o Palácio Anchieta em 2022. Jackeline Rocha já se colocou à disposição para disputar, no ano que vem, alguma prefeitura na Grande Vitória, dependendo somente das definições da legenda.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/