Quinta, 18 Abril 2024

PT estadual monta central para receber denúncias de notícias falsas

PT estadual monta central para receber denúncias de notícias falsas

Para conter o elevado volume de notícias falsas sobre a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República, a direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), dentro de normas estabelecidas pela Nacional, começou a organizar nesta quarta-feira (10) um serviço para recebimento de denúncias, encaminhando os casos comprovados para o Ministério Público.  


As notícias falsas, conhecidas pelo nome grafado em inglês fake news, atingem principalmente o eleitor menos informado, com destaque para o público evangélico, que ainda é estimulado a aceitá-las como verdadeiras, sob ameaças de lideranças religiosas, que tocam a sua fé por meio de distorções de ensinamentos bíblicos. 


As redes sociais estão recheadas de fake news e sites evangélicos mostram uma verdadeira “guerra santa” entre membros da mesma congregação, muitas vezes estimulada por lideranças. As mensagens atingem o presidenciável do PT, Fernando Haddad, e a candidata a vice, Manuela D' Ávila (PCdob).


Em um dos links postados, Manuela aparece vestindo uma blusa preta com a frase “Jesus Cristo é travesti”; em outro, “Sou mais importante do que Jesus”. Já com Fernando Haddad, são postadas mensagens denunciando que, se eleito, ele vai fechar igrejas e obrigar os pastores a casar pessoas do mês mesmo sexo, entre outras distorções relacionadas a processos sobre corrupção. 


Há postagens afirmando que o PT irá transformar o Brasil numa Venezuela, que são aceitas por evangélicos que se negam a reconhecer os avanços sociais do País registrados nos governos petistas. “O surreal é que existem pessoas que receberam direitos e benefícios e hoje aceitam as fake news”, explica um evangélico.


Para o dirigente petista Perly Cipriano, o nível está muito baixo e por isso o partido resolveu criar essa frente para barrar “essa onda de mentiras, que nada mais é do que a forma que o adversário encontrou para preencher a falta de propostas e de coragem para ir aos debates na TV”. 


Uma das mentiras mais divulgadas é uma publicação com foto de um casal de crianças fazendo sexo, que faria parte do chamado “kit gay”, que circula no meio evangélico e foi mostrado pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL) em uma de suas raras aparições ao vivo na televisão para debater programas de governo. A existência desse “kit gay”, que seria distribuído nas escolas, nunca foi comprovada. 


O ‘Aparelho sexual e Cia” nunca esteve disponível nas escolas públicas do Brasil, mas, apesar disso, a afirmação ganhou as redes sociais e foi replicada em posts que mostravam, inclusive, o interior do livro, dizendo que tal material era distribuído nas escolas. No entanto, foi vetado pelo governo em 2011. Tal informação foi checada por veículos do Projeto Comprova.  

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/