Quarta, 24 Abril 2024

PT veta aliança com extrema-direita, DEM e PSDB em festival pelos 40 anos

PT veta aliança com extrema-direita, DEM e PSDB em festival pelos 40 anos

A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida no Rio de Janeiro, definiu que a política de alianças do partido para as eleições municipais deve excluir os partidos que sustentam a política ultraneoliberal do governo Bolsonaro (DEM e PSDB) e os de extrema-direita. Além disso, exaltou a unidade das forças progressista, tendo como centro estratégico eleitoral “a construção de alianças com PCdoB, Psol, PDT, PSB, Rede, PCO e UP”. 


A decisão foi tomada nessa sexta-feira (7), primeiro dia da concentração nacional que o partido organizou para celebrar os 40 anos de fundação, que tem a participação de uma comitiva do Espírito Santo. Dois ônibus levaram para o Festival 40 Anos filiados ao partido, políticos, ativistas e artistas capixabas, além de outros que se deslocaram em outros meios de transporte. 




Foto: Facebook


Nesta segunda feira (10), em Vitória, o aniversario do PT será comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Iriny Lopes, única representante do partido na Casa. O objetivo, segundo Iriny, é resgatar a história do PT com homenagens aos fundadores do partido e aos que se destacaram ao longo da trajetória da sigla. 


“Temos um legado de 40 anos de muitos acertos e obviamente alguns erros, mas de presença forte em todos os momentos importantes da história brasileira nesse período, desde o fim da ditadura militar, passando pela luta por uma constituinte livre e soberana, até no processo crescente da participação da população brasileira, nos debates e decisões que valorizaram o papel do cidadão em todas as suas instâncias”, comenta  Iriny. 


O evento também recital de poesia com Suely Bispo e Graça Andreatta, além de apresentação musical de Carlos Papel, Elaine Rowena e Étti Paganucci. 



No Rio, o Comitê Lula Livre no Espírito Santo lançou no festival o clipe Sonhos de Marielle, uma poesia de um poeta capixaba de Ecoporanga, musicada pelo cantor e compositor Etti Pagaqnutti. 



Neste sábado, foram realizados debates e shows na Fundição Progresso (na Lapa, região central do Rio de Janeiro), e o esperado diálogo entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o uruguaio Pepe Mujica. 



Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o PT conta atualmente com 53 deputados na Câmara Federal, a maior bancada junto com o PSL, e continua sendo o mais importante partido de esquerda da América Latina, com cerca de dois milhões de filiados. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/