Quilombo Raça e Classe realiza planejamento anual

Entidade do movimento negro fará encontro aberto no Mucane para discutir conjuntura e ações em 2019

Discutir a conjuntura e planejar ações para este ano é o objetivo do encontro do Quilombo Raça e Classe, entidade nacional do movimento negro com atuação em Vitória. O evento de planejamento acontece de 8h às 17h de sábado (9), no Museu Capixaba do Negro - Verônica da Pas (Mucane), localizado no Centro de Vitória.

O movimento, que existe desde 2008, começou a atuar no Espírito Santo em 2016, com intenção de articular o debate racial com o anticapitalista. "É um elemento que fazemos questão de ressaltar, pois não é puro e simplesmente o debate da raça que vai fazer com que se consiga superar a questão das desigualdades", explica Jônatas Nery, coordenador de comunicação do Quilombo Raça e Classe a nível estadual.

Ele entende que a entidade, que é filiada à linha sindical da CSP-Conlutas, conseguiu ao longo dos anos de atuação no Estado se aproximar de outras entidades do movimento negro e pautar dentro dele a luta antirracista e anticapitalista.

Na atividade de sábado, a manhã terá uma dinâmica de apresentações e uma breve análise de conjuntura, focada no diálogo entre os participantes. Pela tarde, o objetivo principal será traçar uma agenda de lutas para o ano.

"Vamos refletir sobre as principais pautas e demandas do movimento negro capixaba, que tem apontado, por exemplo, para o encarceramento em massa, extermínio da juventude negra e de outras parcelas sociais não jovens. Diversas expressões do capitalismo, como pobreza absoluta, desemprego e população de rua, afetam principalmente populações negras. São pautas em que a questão racial tem imbricação direta com a classe social", disse Jônatas, lembrando que durante as crises, a população negra é a primeira a sentir o efeito das políticas neoliberais e de ajustes fiscais.

Para o integrante do movimento, o ano de 2019 deve ser de muitos desafios, especialmente para os movimentos sociais brasileiros. "É um cenário desafiador, de muitas dificuldades, que nos prova e exige ainda mais organização e direção. A direção que temos que tomar certamente não é a que vem sendo apontada pelo governo federal, de ajuste fiscal e remuneração do capital", concluiu.

Confira abaixo o convite para o encontro:

"A escravização das pessoas negras neste país, como se sabe, cravou marcas profundas no “gene” da sociedade brasileira, a ponto de ter produzido uma das formas mais perversas do racismo: não o reconhece como um produto da sua formação social, entretanto, beneficia-se fortemente dele.

O resultado foi: as pessoas que tudo produziram por aqui, como se sabe, contraditoriamente, quase nada lhes pertence, de fato. O que tem sobrado, intencionalmente, para ela, na sua esmagadora maioria, é a pobreza absoluta, extermínio/genocídio, encarceramento em massa, desemprego e todas as agonias do desamparo, quando se refere às condições dignas de vida.

Diante desse quadro o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe -ES vem a público convidá-las/os para o nosso Planejamento Estadual Anual, que acontecerá no dia 9/2/2019, de 8 às 17h, no Mucane, Parque Moscoso, Vitória, ES.

Aguardamos ansiosamente por vocês!

Esse evento é aberto a todas as pessoas que queiram nos conhecer e contribuir para a luta antirracista!".

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.