Quinta, 18 Abril 2024

Regência recebe Monumentos de Amor ao Rio Doce

Regência recebe Monumentos de Amor ao Rio Doce

No último dia 5 de novembro, cumpriu-se três anos do crime socioambiental em Mariana, que marca a história do Rio Doce. Da ruptura da barragem foram 16 dias de uma espera angustiante até que a lama de rejeitos chegasse até a foz, onde está a vila de Regência Augusta, em Linhares, norte do Estado. Nesta semana de aniversário da tragédia, o local recebe um projeto que busca dar vazão à memória afetiva da população ribeirinha com o rio.


Deslocando os conceitos tradicionais de arte e artista, Monumentos ao Rio Doce, de Piatan Lube, realiza a troca de alimentos, dispostos em mandala, por cartas de amor ao rio. Em julho, o projeto esteve em Baixo Guandu, onde o Rio faz fronteira com Minas Gerais. Lá foram escritas cerca de 200 cartas. Na ocasião, Piatan conversou com o Século Diário (confira a entrevista). Agora, entre 7 e 12 de novembro, Regência recebe o projeto em diferentes pontos da vila onde o artista irá interagir com a população local.


Para Piatan, a arte pensada a partir do aspecto comunitário pode ajudar a tecer resistências contra as injustiças. “A voz ativista, de denúncia, é calada sistematicamente a cada dia, e a arte parece ser o único ponto capaz de fazer aflorar outras posturas políticas. Queremos procurar o potencial artístico e crítico em cada comunidade e afirmar uma nova postura do artista diante da criação de obras de arte, pois este monumento intervém dentro do coração dos nossos interlocutores, cocriadores, para fazer despertar um novo sentimento-realidade”.


Após o projeto, o artista seguirá na região para participar do III Encontro de Cultura Ancestral que acontece na comunidade de Areal entre 15 e 18 de novembro.


O artista compartilhou algumas das cartas escritas em Baixo Guandu, que você pode ler abaixo:


 












 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/