Representantes do Sindsaúde participam de reunião com o novo secretário de Saúde

Nésio Fernandes garantiu que o foco será na modernização e organização da saúde do Espírito Santo

Na tarde desta quarta-feira (9), o novo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o sub-secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, receberam representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde-ES) para uma primeira reunião de apresentação.Na oportunidade, os sindicalistas apontaram os principais problemas enfrentados pela categoria e fizeram um breve panorama da situação dos hospitais da rede estadual.

“Nossa luta é em defesa do SUS e pela valorização dos servidores e servidoras. Travou-se, nos últimos anos, uma batalha ferrenha e árdua para impedir que mais hospitais fossem entregues para as empresas travestidas de organizações sociais, ou seja, que fossem terceirizados. A população capixaba e a nossa categoria sofrem muito com o sucateamento dos hospitais, falta de materiais e as péssimas condições de trabalho, tanto que os serviços da área de saúde pública foram os que obtiveram pior avaliação por parte dos eleitores em pesquisa realizada pela imprensa antes do período eleitoral”, resumiu a presidenta do Sindsaúde-ES, Geiza Pinheiro.

De acordo com o secretário de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento, a luta por serviços de saúde mais dignos não é apenas do movimento sindical, a população tem cada vez mais feito parte das ações e manifestações pedindo melhorias. “Em diversas oportunidades, a população capixaba atendeu o nosso chamado e foi para as ruas engrossar a nossa voz. Lideranças comunitárias, estudantes, representantes de diversas entidades, políticos sérios e engajados e até integrantes de escolas de samba estiveram conosco na hora de apontar a nossa insatisfação”, relembrou Valdecir.

As diretoras do Sindsaúde-ES, Cynara Azevedo e Rita de Cássia Olimpio Martins, falaram também da importância do Conselho Estadual de Saúde e que esperam que a nova gestão do governador Renato Casagrande seja transparente e que haja espaço para escutar e atender as justas reivindicações da categoria e da população.

A situação do Hospital Estadual de São José do Calçado; do Hospital Infantil de Vitória; do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (São Mateus) e, em especial, do Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria também foram discutidas e apresentadas na reunião.

Após ouvir a fala de todos os presentes, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, garantiu que o foco será na modernização e organização da saúde do Espírito Santo. “Estamos abertos para ouvir vocês, há limites orçamentários e financeiros, mas nossa energia será toda voltada para avançar de maneira concreta o SUS na vida das pessoas. Nós defendemos o SUS e acreditamos em sua política e entendemos a importância disso não ficar apenas no papel”, afirmou o secretário.

A presidenta do Sindsaúde-ES, Geiza Pinheiro, concluiu dizendo que a sociedade capixaba merece e tem direito aos serviços de saúde gratuito e de qualidade, como prevê a Constituição e que para isso a categoria reivindica uma gestão mais humanizada, para desenvolver o espírito de pertencimento e ter sua motivação renovada. “Agradecemos esta oportunidade e esperamos que esta reunião de apresentação seja o início de uma relação que traga muitos resultados positivos para a população capixaba”, concluiu Geiza.

Reunião Conselho Estadual de Saúde
No próximo dia 17, às 14 horas, o novo secretário de Estado da Saúde participa da primeira reunião do ano do Conselho Estadual de Saúde.  A 74ª Reunião Extraordinária será realizada no auditório da SESA, na Rua Maria Judith Tovar Varejão, nº 225 - Ed. Enseada Plaza - Enseada do Suá - Vitória/ES.

Na pauta, além do pronunciamento do Secretário de Estado da Saúde Dr. Nesio Fernandes de Medeiros Junior Tempo, está a discussão e deliberação sobre a criação da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres do CES - CISMU.
 

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Organização Social IGH pode deixar o Hospital Infantil de Vila Velha 

Com criação da fundação estatal, expectativa é que secretário Nésio Fernandes passe gestão para a Sesa

Servidores da Saúde realizam assembleias setoriais em campanha por reajuste

Enquanto o governo não avança na pauta, sindicato das categoria projeta ato público

Governo envia projeto da fundação da saúde para gerir hospitais à Assembleia 

Projeto é analisado pelos sindicatos da saúde, que não tinham tido acesso ao texto na íntegra

Sesa descarta sarampo em Vila Velha e investiga outros cinco casos

Até esta quarta, Secretaria de Saúde registrou 94 notificações de suspeitas da doença no Estado