Terça, 23 Abril 2024

Sábado de samba e culinária de morro no Centro de Vitória

Sábado de samba e culinária de morro no Centro de Vitória

Figura célebre dos primórdios do samba carioca nas décadas pós abolição, Tia Ciata era uma mulher negra baiana que fugiu jovem para o Rio de Janeiro, instalando-se na região da antiga Praça Onze. Mãe de santo e cozinheira de mão cheia, era em sua casa que muitos músicos se reuniam. É lembrando dessa personagem marcante que acontece a Festa das Ciatas neste sábado (10), de 15h às 20h, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.



Rita e Deia, cozinheiras da Escola de Samba Imperatriz do Forte são algumas das "Tias Ciatas de hoje. Foto: Daiana Rocha


A iniciativa é do Coletivo Afoxé, coordenador por mulheres negras para realizar ações envolvendo questões de gênero e cultura afrobrasileira. A proposta é valorizar essas mulheres fundamentais para que os sambas possam acontecer e perdurar: as cozinheiras. Serão mais de dez "Tias Ciatas" de hoje trazendo gastronomia popular dos morros brasileiros. Mulheres das comunidades do entorno: Centro, Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Caratoíra e Forte São João.


Pela Égua, carne de sol com aipim, feijão com bucho, caldo de mocotó, feijão tropeiro, caldo de pinto, acarajé, pescoço de peru, feijão branco com dobradinha, são só alguns dos pratos que estarão à venda durante o evento, aberto ao público, acompanhados sempre de um bom samba ao vivo.


A feira ainda vai contar com produções artesanais como roupas, acessórios, itens de decoração, cosméticos, temperos, tendo como foco as artesãs negras.


A programação musical se inicia com apresentação do Movimento Samba Novo, que traz composições próprias dos sambistas capixabas. A cantora Monique Rocha apresenta o show Samba para Elas, com repertório com canções das grandes sambistas brasileiras. O encerramento será com o musical Neste Palco Eu Sou Herdeiro, Sim Senhô, em que Luciano do Cavaco recebe diversos convidados.



Movimento Samba Novo apresenta sambas autorais capixabas no evento. Foto: Leonardo Sá


Outra parte da homenagem será com uma exposição fotográfica com imagens cedidas pelo Instituto Raízes, que traz registros dos antigos carnavais capixabas.


O projeto foi idealizado há três anos, mas só acontece agora, contando com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). O momento é ainda mais importante. "Esse projeto para nós representa resistência. Tivemos uma diáspora na região do Centro em relação a moradores que desceram da Fonte Grande e Piedade porque tiveram que sair de suas casas por conta dos conflitos. Quando essas pessoas se deslocam levam consigo a cultura, o patrimônio histórico imaterial", diz Marilene Pereira, uma das integrantes do coletivo e organizadora do evento junto com Rozilene De Sá, Selma Dealdina, Ritasueli Coutinho, Daiana Rocha, Bárbara Cavalcanti e Rômulo Corrêa.


Muito se fala da violência, mas quem constrói a cultura de paz no cotidiano? Essas mulheres guerreiras e empreendedoras, cozinheiras, artesãs, costumam ter um papel fundamental, sustentam suas famílias com seu trabalho, contribuem para comunidade e também passam ensinamentos a seus filhos, netos e vizinhos, por isso a homenagem do Coletivo Afoxé a elas.


AGENDA CULTURAL


Festa das Ciatas - Culinária e Samba de Morro


Quando: Sábado, 10 de agosto, de 15h às 20h


Onde: Praça Costa Pereira, Centro de Vitória/ES


Programação


15h- Movimento Samba Novo – grupo de compositores só com músicas autorais


17h- Monique Rocha com show Samba pra Elas


18h30- Lucianinho do Cavaco e convidados: Axel Fernandes; Betinho Capoeira; Chico Lima; China Danilo Cesar; Fabiola Santos; Jairo; Lajota; Papo Furado; Pé de Pano; Teresa Cristina e Tia Bina. Musical especial: "Neste palco sou herdeiro, sim, sinhô", convidados: Chris, Jocimar, Jonatam, Valtinho – São os herdeiros do Samba (filhos de compositores da Unidos da Piedade que já faleceram). Participação especial do Segundo casal da Escola de Samba Unidos da Piedade.


Outras atrações durante todo evento: barracas de artesanato afrocentrado, barracas de comidas e bebida, exposição fotográfica organizada pelo Projeto Raízes da Piedade

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/