Terça, 16 Abril 2024

Saída de Lauriete do PL deve provocar debandada do partido no Estado

Um pacote de desfiliações do Partido Liberal (PL) no Espírito Santo está sendo preparado para dar entrada na Justiça Eleitoral nos próximos dias. O ato é decorrente da desfiliação da deputada federal Lauriete Rodrigues, que se sente perseguida e isolada pelo ex-marido, o ex-senador Magno Malta, presidente da sigla no Estado. 


Nessa terça-feira (23), a parlamentar acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de desfiliação sem a perda do mandato. A solicitação, que visa o reconhecimento de justa causa para se filiar a outro partido, será adotada também pelo vereador de Vila Velha Heliossandro Matos, que espera a adesão de mais de 20 vereadores de outros municípios.


Lauriete já manteve contato com o prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), e, segundo informações de bastidores, ela deve integrar essa sigla, mas a assessoria da parlamentar afirma que ela somente irá se pronunciar sobre o assunto depois da conclusão do processo.


Desde o início do ano, ela tem sido preterida e alijada das atividades partidárias pelo presidente regional, Magno Malta, o que gerou um "clima de notória perseguição”. A parlamentar defende candidaturas avulsas, de acordo com o texto distribuído por sua assessoria. "O povo vota no candidato e não no partido. Somos reféns de siglas fisiológicas, que se estruturam e sobrevivem às custas de cargos e dinheiros públicos”.



A petição ao TSE leva o número 0600599-17.2019.6.00.0000 e tem como relator o ministro Sérgio Banhos. O advogado responsável pela ação declaratória de justa causa para desfiliação partidária é Helio Deivid Amorim Maldonado. Trata-se de ação de declaratória de justa causa para desfiliação partidária, em desfavor do Partido Liberal (PL). 



Antes da decisão de acionar o TSE, Laurite encontrou-se com o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, um dos coordenadores do PL em nível nacional, encontrando resistências ao seu nome para tocar o partido no Espírito Santo, mantendo-o atrelado ao ex-senador Magno Malta.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/