Quinta, 28 Março 2024

Samba da Utopia, de Jonathan Silva, é um hino para os tempos que virão

Samba da Utopia, de Jonathan Silva, é um hino para os tempos que virão

Tempos sombrios se aproximam - ou já começaram?- e é preciso estar preparado, prevenido, mas também com a leveza para enfrentar o que vier. O cantor e compositor capixaba Jonathan Silva nos oferece uma primorosa canção, o Samba da Utopia, gravado este ano e lançado em vídeo às vésperas do segundo turno eleitoral.



Completando 20 anos vivendo em São Paulo, Jonathan, nascido em Vitória, tem três discos gravados (“Benedito”, “Necessário” e “Precisa-se de compositor com experiência”).


Compositor de talento, tem como uma de suas vertentes de trabalho fazer trilhas sonoras para peças de teatro, arte pela qual transita. Foi o caso do Samba da Utopia, composta especialmente para a peça Ledores do Breu, de Dinho Lima Flor, da Cia do Tijolo, da qual o músico também faz parte.



"A peça é inspirada em Zé da Luz, Paulo Freire, construída toda em cima da palavra. Pedia uma música que tivesse como tema principal como mote, a palavra. Quando fiz o Samba da Utopia fiz para a peça, não imaginava que fosse desgarrar dela e virar uma música para a gente cantar na vida, no dia a dia”, conta sobre a canção que já foi compartilhada mais de 2 mil vezes em seu Facebook.


Na gravação, Jonathan canta junto com Ceumar Coelho, acompanhado por músicos e um coro formado por nove pessoas. O videoclipe é dedicado à vereadora Marielle Franco e ao mestre de capoeira Moa do Katendê, ambos assassinados por defenderem suas ideias e pontos de vista.



“Acho que o Samba da Utopia acabou virando um alento pros nossos corações. Estamos cansados desse discurso de ódio, de preconceito. A poesia é uma ferramenta pra encararmos esses tempos sombrios. Vou me armar de poesia até os dentes”, afirma. O videoclipe será lançado no dia 16 de novembro na Casa Teatro de Utopias, no bairro paulistano da Lapa.


Chegado em São Paulo por questões amorosas, o compositor diz que acabou aceitando o desafio de mostrar sua música e poesia em terras paulistanas, mas sem deixar o amor por sua cidade Vitória e o Espírito Santo. Na capital paulista, participa do grupo Gabiroba, que toca e canta o Congo Capixaba. “Se eu não cantar o Congo, eu não  aguento a loucura , a correria de São Paulo”.


Letra do Samba da Utopia


Se o mundo ficar pesado

Eu vou pedir emprestado

A palavra POESIA



Se o mundo emburrecer

Eu vou rezar pra chover

Palavra SABEDORIA



Se o mundo andar pra trás

Vou escrever num cartaz

A palavra REBELDIA



Se a gente desanimar

Eu vou colher no pomar

A palavra TEIMOSIA



Se acontecer afinal

De entrar em nosso quintal

A palavra tirania



Pegue o tambor e o ganza

Vamos pra rua gritar

A palavra UTOPIA.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Fula em Quinta, 26 Novembro 2020 17:06

Sou muito fã do Jonathan

Sou muito fã do Jonathan
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/