Quinta, 18 Abril 2024

Secretário de Saúde: servidores destacam perfil técnico, mas alertam para OSs

Secretário de Saúde: servidores destacam perfil técnico, mas alertam para OSs

Apesar de desconhecido no Estado, militantes da área da saúde receberam de maneira positiva o anúncio do novo secretário Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, de apenas 36 anos e ex-secretário de Palmas (TO), feito pelo governador eleito Renato Casagrande (PSB) na manhã desta sexta-feira (21). Consideram, para isso, o fato dele ser médico e experiente no setor, no entanto, há reservas sobre como será a continuidade do processo de terceirização dos hospitais estaduais. 


“Nesta semana mesmo, enviamos um ofício para a equipe de transição do novo governador Renato Casagrande argumentando e pedindo que o secretário fosse alguém da área da saúde, um técnico da área, para não acontecer o que aconteceu com o Ricardo de Oliveira, que é apenas um gestor, mas não é da área”, disse a secretária de Condições de Trabalho do Sindicato dos Servidores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde-ES), Cynara Azevedo, que completou: “Não o conhecemos direito, mas sabemos que o novo secretário é ligado ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Estamos esperançosos, mas, de qualquer forma, seguimos com nosso pensamento de que a terceirização da saúde não é o que o SUS precisa. O que o SUS precisa é que se acabe com seu subfinanciamento e sucateamento”. 


O novo secretário não chegou a fazer pronunciamento para anunciar seus projetos para a área, mas o próprio governador adiantou alguns pontos gerais, dizendo que manterá as parcerias que estão em curso, tanto com hospitais filantrópicos, cooperativas médicas e também com as Organizações Sociais, que, atualmente, fazem a gestão de quatro unidades estaduais: o Hospital Central (Centro de Vitória), Jayme Santos Neves (Serra), Hospital Estadual de Urgência e Emergência (antigo São Lucas) e o Infantil de Vila Velha. 


Casagrande também não comentou se dará continuidade ao processo de terceirização de mais seis hospitais que estavam na mira de terem a gestão repassada para as OSs pelo governo Paulo Hartung. Dois deles, inclusive, o Silvio Avidos, em Colatina, e o Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha, chegaram a ter os editais para terceirização publicados no Diário Oficial, mas a tramitação foi cancelada para decisão do novo governo. Os quatro eram: Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco; Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; Dório Silva, na Serra; e Infantil, de Vitória. 


Para o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Gomes Nascimento, espera-se que o processo de terceirização seja interrompido e que, além disso, haja uma regulação e fiscalização mais efetivas das unidades que são geridas atualmente pelas OSs, com retirada, inclusive, das empresas que respondem processos em outros estados por desvios de verbas públicas, como a empresa Pró-Saúde e a IGH, que fazem a gerência respectivamente do HEUE e do Infantil de Vila Velha. “Queremos o fim dessa máquina de dinheiro público jogado no ralo. Temos que rever a situação dessas empresas processadas e denunciadas em outros estados e que estão enfiadas em nossos hospitais”.


Valdecir citou ainda que o novo secretário tem a árdua missão de melhorar a avaliação da pasta entre os cidadãos capixabas, uma vez que 68% acham a saúde pública estadual ruim e péssima. “É uma área que precisa de mais investimentos. Também precisamos de concurso públicos, pois os servidores estão envelhecendo e se aposentando. Tem que ter uma virada”, completou Valdecir.   

 

Currículo



Nésio Fernandes foi contratado pela equipe de transição de Casagrande para realizar um diagnóstico na saúde estadual. Segundo o novo governador, a partir disso, a ideia foi aproveitá-lo na nova gestão. O novo secretário de Estado da saúde possui graduação em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina (2012), em Cuba, revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). 


Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, médico da Estratégia da Saúde da Família, clínico-geral no Hospital Regional de Paraíso e Secretário Municipal da Saúde de Palmas. Também tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/