Quinta, 25 Abril 2024

Secretário prevê para julho estadualização do Hospital Geral de Linhares

Secretário prevê para julho estadualização do Hospital Geral de Linhares

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, prevê para julho deste ano a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL), norte do Estado. Ele esteve na unidade nessa terça-feira (28), onde apresentou o cronograma para os funcionários, e também se reuniu com o prefeito Guerino Zanon (MDB) para tratar do plano de transição. A gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do município, passará para o governo, por meio da Fundação Inova Capixaba, criada para gerir os hospitais estaduais. 


“Estamos construindo um elemento técnico muito firme, muito preciso, do qual deverá ser o perfil dessa unidade hospitalar, de como essa unidade irá se conectar aos demais hospitais da região e de como vai se relacionar com a atenção básica e a rede pré-hospitalar de urgência e emergência”, garantiu Nésio.


A expectativa da prefeitura é que o HGL se torne um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. Além disso, a estadualização pretende desafogar os serviços da Grande Vitória e reduzir o deslocamento de pacientes do norte e noroeste para a região.


“Há muito tempo temos almejado isso. A estadualização do hospital é um sonho, pois vai aumentar a resolutividade da assistência aos pacientes do SUS, e o atendimento às regiões vizinhas. Estamos nessa luta desde 2017 e esperamos que se concretize o mais rápido possível”, ressaltou a diretora-geral do HGL, Bernadeth Braz.


O Hospital Geral de Linhares, alvo constante de protestos por moradores contra a falta de médicos e serviços, possui 90 leitos e pronto-socorro 24 horas. Segundo o secretário, precisa passar por reformas para que ofereça um atendimento mais humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a reforma seja iniciada ainda neste primeiro trimestre.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/