Secretário prevê para julho estadualização do Hospital Geral de Linhares

Nésio Fernandes se reuniu com o prefeito Guerino Zanon e funcionários da unidade para falar da transição

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, prevê para julho deste ano a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL), norte do Estado. Ele esteve na unidade nessa terça-feira (28), onde apresentou o cronograma para os funcionários, e também se reuniu com o prefeito Guerino Zanon (MDB) para tratar do plano de transição. A gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do município, passará para o governo, por meio da Fundação Inova Capixaba, criada para gerir os hospitais estaduais. 

“Estamos construindo um elemento técnico muito firme, muito preciso, do qual deverá ser o perfil dessa unidade hospitalar, de como essa unidade irá se conectar aos demais hospitais da região e de como vai se relacionar com a atenção básica e a rede pré-hospitalar de urgência e emergência”, garantiu Nésio.

A expectativa da prefeitura é que o HGL se torne um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. Além disso, a estadualização pretende desafogar os serviços da Grande Vitória e reduzir o deslocamento de pacientes do norte e noroeste para a região.

“Há muito tempo temos almejado isso. A estadualização do hospital é um sonho, pois vai aumentar a resolutividade da assistência aos pacientes do SUS, e o atendimento às regiões vizinhas. Estamos nessa luta desde 2017 e esperamos que se concretize o mais rápido possível”, ressaltou a diretora-geral do HGL, Bernadeth Braz.

O Hospital Geral de Linhares, alvo constante de protestos por moradores contra a falta de médicos e serviços, possui 90 leitos e pronto-socorro 24 horas. Segundo o secretário, precisa passar por reformas para que ofereça um atendimento mais humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a reforma seja iniciada ainda neste primeiro trimestre.

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Hospital Geral de Linhares será estadualizado no próximo ano 

Anúncio do secretário Nésio Fernandes inclui gestão da unidade por fundação estatal 

‘Inimigo’ da vez

No “chororô” derradeiro de 2019, sobrou para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes

Conferência estadual aborda direitos da pessoa idosa

Veja quais foram os principais temas debatidos no evento que elegeu delegados para etapa nacional

Sem fim

Guerino bate de um lado, Hoffman do outro...quantos capítulos a mais cabem na novela dos convênios?