Quarta, 24 Abril 2024

Serra instaura tolerância zero contra infrações ambientais e de trânsito

Serra instaura tolerância zero contra infrações ambientais e de trânsito

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra da Prefeitura da Serra estão intensificando a fiscalização no litoral do município, implantando praticamente uma política de tolerância zero contra infrações de trânsito e ambientais. Nos últimos dois fins de semana, por exemplo, de acordo com dados divulgados pelo poder público, foram abordados e autuados 46 veículos, três motos e 12 ambulantes que estavam causando danos a restinga, o que representa crime ambiental. A multa pode chegar a R$ 2 mil.


De acordo com a secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Almeida, durante todo o verão a fiscalização estará atenta aos crimes ambientais praticados na orla do município, principalmente na região da restinga. “A restinga tem um papel importante no controle da erosão marinha, além de ser habitat de importantes espécies”, destaca.


A equipe de fiscalização de Meio Ambiente está atuando em parceria com a Secretaria de Defesa Social (Sedes), por meio das equipes da Guarda Civil Municipal e da Guarda de Trânsito, realizando abordagens em todo o litoral, identificando os infratores e aplicando a legislação por crime ambiental.


Trânsito


O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) também mantém tolerância zero contra a prática de estacionamento irregular nos balneários. Equipes de agentes atuando a pé e motorizados intensificaram a fiscalização para inibir aqueles condutores que insistem em ignorar as leis do trânsito e estacionam em frente a garagens, sobre calçadas ou em locais onde a sinalização indica estacionamento proibido.

Somente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro foram aplicadas 60 multas por estacionamento irregular no balneário de Manguinhos.


O secretário de Defesa Social, major Maximiliano Werneck, informa que além das fiscalizações para evitar casos de estacionamento irregular, serão realizadas abordagens nos balneários para prevenir a combinação de direção e bebida alcoólica.

 

“O nosso principal objetivo é preservar vidas. Assim, estaremos empenhados em evitar a perigosa mistura de álcool e direção, causa de muitos acidentes fatais”, destaca o secretário.


Praia Limpa


Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra começam, a partir de hoje (8) até o dia 12 de janeiro, o projeto “Praia Limpa” com diversas atividades voltadas para a conscientização ambiental. Também serão realizadas blitze ecológicas aos fins de semana do mês de janeiro.

Além do trabalho de conscientização ambiental, serão promovidos jogos interativos, gincanas, apresentação de teatro, painel com fotografias e distribuição de brindes, como sacolas oxibiodegradável (que se decompõem em 180 dias) e materiais informativos. Também serão instaladas placas informativas em todo o litoral serrano.


Para Áurea Almeida, secretária de Meio Ambiente da Serra, o projeto é muito importante para a conscientização dos frequentadores das praias para mantê-las limpas. “Só com o auxílio de todos conseguiremos evitar a contaminação de nossas praias. É importante recolher o próprio lixo e não jogar sacolas de plástico no mar, porque as tartarugas e outras espécies marinhas podem confundir com alimento, ter o seu desenvolvimento prejudicado e morrer”, disse.


Além das atividades educativas, também serão realizadas abordagens aos quiosques e vendedores ambulantes, além de blitze ecológicas nos balneários de Jacaraípe, Manguinhos e Bicanga. As abordagens serão do dia 11 ao dia 26 de janeiro, sempre aos fins de semana.

“Em nossas abordagens, nós falamos sobre a importância da preservação da restinga, para evitar erosão na praia e por abrigar diferentes espécies. Nós damos dicas de preservação”, destacou Áurea Almeida.

 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/