Sesa apura denúncias de assédio e racismo no Serviço de Verificação de Óbito

Denúncia foi encaminhada à Secretaria de Saúde pelo Sindipúblicos, que foi procurado por servidoras

O secretário de Estado da Saúde, Nédio Fernandes Medeiros Júnior, autorizou abertura de processo para investigar denúncia de supostas práticas de assédio moral e racismo no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que integra a estrutura da Sesa. A denúncia foi encaminhada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), após demanda apresentada por servidoras. 

De acordo com informações da entidade, nesta quarta-feira (30), diante das denúncias encaminhadas pelo Sindicato, o secretário Nésio Fernandes “autorizou a abertura de processo para apurar os fatos relatados pelo Sindipúblicos e já encaminhou para a Corregedoria da Sesa”. A entidade afirma, ainda, que o secretário “solicitou que, dado a importância do relato, a comissão dará prioridade ao tema para efetuar a conclusão no menor prazo possível".

Segundo o Sindipúblicos, servidoras lotadas no Serviço de Verificação de Óbitos denunciaram práticas recorrentes de assédio moral e racismo por parte da profissional Sony de Freitas Itho, a qual são subordinadas. Dentre elas, ainda de acordo com a entidade, uma delas precisou até mesmo ser afastada para tratamento de saúde em consequência ao cotidiano de assédio e ofensas baseadas em suas características físicas e caracteres étnicos. 

O fato também motivou abertura de procedimento no Ministério Público (MPES). “Além de adotar as medidas judiciais e extrajudiciais, o Sindicato se reuniu com o secretário de Saúde no dia 14 de janeiro, para dar ciência dos fatos e cobrar que fossem adotadas medidas cabíveis garantindo que a prática não mais seja realizada, bem como preservando os direitos das servidoras”, diz notícia no site oficial no site do Sindipúblicos.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Comunidades reivindicam apoio do governo estadual para saúde indígena

Paulo Tupinikim considera que atendimento é insuficiente em nível municipal. GT foi formado junto à Sesa

Projeto de fundação para gerir hospitais estaduais avança na Assembleia

Depois de reunião do secretário com deputados, frente recebeu especialistas nesta sexta-feira

Projeto que cria fundação estadual deve ser submetido à Ales na próxima semana

Novo modelo do governo para gestão de hospitais será implantado primeiro no Bezerra de Faria

Modelo de gestão dos hospitais gera dúvidas sobre permanência de OSs

Nésio Fernandes deve enviar projeto para fundação estatal, mais flerta com as organizações sociais