Sesa apura denúncias de assédio e racismo no Serviço de Verificação de Óbito

Denúncia foi encaminhada à Secretaria de Saúde pelo Sindipúblicos, que foi procurado por servidoras

O secretário de Estado da Saúde, Nédio Fernandes Medeiros Júnior, autorizou abertura de processo para investigar denúncia de supostas práticas de assédio moral e racismo no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que integra a estrutura da Sesa. A denúncia foi encaminhada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), após demanda apresentada por servidoras. 

De acordo com informações da entidade, nesta quarta-feira (30), diante das denúncias encaminhadas pelo Sindicato, o secretário Nésio Fernandes “autorizou a abertura de processo para apurar os fatos relatados pelo Sindipúblicos e já encaminhou para a Corregedoria da Sesa”. A entidade afirma, ainda, que o secretário “solicitou que, dado a importância do relato, a comissão dará prioridade ao tema para efetuar a conclusão no menor prazo possível".

Segundo o Sindipúblicos, servidoras lotadas no Serviço de Verificação de Óbitos denunciaram práticas recorrentes de assédio moral e racismo por parte da profissional Sony de Freitas Itho, a qual são subordinadas. Dentre elas, ainda de acordo com a entidade, uma delas precisou até mesmo ser afastada para tratamento de saúde em consequência ao cotidiano de assédio e ofensas baseadas em suas características físicas e caracteres étnicos. 

O fato também motivou abertura de procedimento no Ministério Público (MPES). “Além de adotar as medidas judiciais e extrajudiciais, o Sindicato se reuniu com o secretário de Saúde no dia 14 de janeiro, para dar ciência dos fatos e cobrar que fossem adotadas medidas cabíveis garantindo que a prática não mais seja realizada, bem como preservando os direitos das servidoras”, diz notícia no site oficial no site do Sindipúblicos.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Empresa que fornecia refeições inadequadas no Himaba é substituída

Representantes do Sindsaúde-ES cobram outras ações do secretário estadual Nésio Fernandes  

Servidores do Bezerra de Faria pedem saída de atual diretora 

Em abaixo-assinado direcionado à Secretaria de Saúde, trabalhadores querem retorno de ex-gestora

MPT arquiva pedido de impugnação das eleições do Sindipúblicos-ES

Decisão ratifica vitória da chapa 1, da situação, comandada por Tadeu Guerzet

Representantes do Sindsaúde participam de reunião com o novo secretário de Saúde

Nésio Fernandes garantiu que o foco será na modernização e organização da saúde do Espírito Santo