Sexta, 29 Março 2024

Sindsaúde lança Caravana da Saúde e realiza Ato Contra as Terceirizações

Sindicalistas, estudantes, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais ocuparam as escadarias do Palácio Anchieta na manhã desta quarta (18), para o lançamento da Caravana da Saúde e Ato Contra as Terceirizações.


Proferindo palavras de ordem e munidos de faixas e cartazes, o grupo também distribuiu panfletos para a população nas Avenidas Getúlio Vargas e Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitoria, com o objetivo de explicar a política de exclusão adotada por Paulo Hartung e o abandono sofrido pela área da Saúde. Os problemas incluem péssimas condições de trabalho, atendimentos feitos nos corredores lotados, mortes que poderiam ser evitadas, e falta de medicamentos e material básico nos hospitais.


"E mesmo com todas as mazelas, o governador anunciou que pretende entregar mais seis hospitais públicos para as empresas travestidas de organizações sociais. Não vamos permitir que mais verba pública seja drenada para o setor privado”, disse o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento.


A lista de novas terceirizações de Hartung inclui o Hospital Roberto Arnizaut Silvares - HRAS (São Matheus); Hospital Estadual de Barra de São Francisco; Hospital e Maternidades Silvio Ávidos - HMSA (Colatina); Hospital Dório Silva - HDS (Serra); Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória - HEINSG (Vitória); e Hospital Antônio Bezerra de Farias - HABF (Vila Velha).


Os manifestantes apresentaram também um painel com miniaturas de 30 caixões, que representam o aumento do número de óbitos de recém-nascidos no Hospital Infantil de Vila Velha (Himaba), após a unidade ter sido terceirizado e entregue para a Organização Social IGH - Instituto de Gestão e Humanização.


Ao final do ato, foi entregue um documento do Sindsaúde solicitando audiência urgente com o governador. “Após este ato e o lançamento da Caravana da Saúde, a primeira parada já está agendada para São Mateus, no dia 24 de julho, às 18h, na Câmara de Vereadores", anunciou a direção do Sindicato.


Entre os sindicatos, participaram os que representam categorias como enfermeiros (Sindienfermeiros), psicólogos (Sindpsi-ES), servidores do Judiciário (Sindijudiciário-ES), servidores da administração indireta (Sindipúblicos) e policiais civis (Sindpol-ES).


“Paralelo ao processo de entrega da rede estadual de saúde à iniciativa privada, os municípios operam a terceirização a todo vapor dos PA's [Prontos-Atendimentos] e Unidades Básicas de Saúde em vários municípios. Como exemplo, as propostas de terceirização em Linhares e recentemente a publicação do edital para terceirizar o PA do Trevo de Alto Laje, à revelia do Conselho Municipal de Saúde. A ação foi suspensa após ação do vereador Elinho (PV) em Cariacica”, afirmou Valdecir.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/