Skatistas lançam vídeo na Praça dos Namorados

Produção audiovisual foi filmada de madrugada apresentando manobras em locais públicos da Grande Vitória

Comum em outras grandes cidades mas nem tanto na Grande Vitória, na próxima sexta-feira (22) acontece o premier de lançamento da Vídeo Parte “Jah Night”, com uma produção audiovisual em que Bruno Makaa registra manobras do skatista Tiago 8yto. O evento acontece a partir das 18h, na Praça dos Namorados, em Vitória.

O vídeo, que a princípio seria lançado apenas na internet, acabou ganhando projeção para o lançamento num evento especial. A proposta é além de apresentar a obra promover uma confraternização entre skatistas e outras pessoas que queiram conhecer, se aproximar, ou que tenham curiosidade. Além de “Jah Night”, serão projetadas no telão outras produções audiovisuais relacionadas com skate feitas no Espírito Santo, estas produzidas pela Green Filmes. Também haverá churrasco, sorteio de prêmios, música com DJ e Best Trick, uma competição de manobras entre os skatistas presentes.

Um aspecto interessante do filme que será lançado nesta sexta é que a produção foi toda filmada em espaços públicos e durante a madrugada, em seis meses de registro de manobras em locais da Grande Vitória.

“Tenho uma filha pequena e o tempo que tenho de andar de skate é só pela noite”, diz Tiago, que é skatista há 13 anos. Mas além das responsabilidades familiares, outro fator favorece o uso da madrugada para os registros. “É um pouco mais tranquilo, não tem muito morador falando, te expulsado dos locais. Muitos lugares são considerados inapropriados pelos olhos de uma pessoa que não é skatista”, explica.

Corrimãos, arquibancadas, canteiros, pontes ou até um hidrante, tudo pode ser transformado em obstáculo para os praticantes de skates tirarem suas manobras. Mas nem tudo são flores. “De madrugada acontece de tudo, tem polícia, bandido, a gente ficava meio com o coração na mão com os equipamentos. Mas deu tudo certo”, conta o skatista.

O local escolhido para o lançamento tem grande significado e mostra o caráter reivindicativo do evento. “Tem várias razões de escolher lá. Uma por ser o local em que aprendi a andar de skate. Outro porque o local está abandonado pelo poder público, são os skatistas que cuidam de lá. Todos obstáculos foram feitos pelos skatistas, fizemos vaquinhas para construir obstáculos. Então fazer o evento lá é importante para as pessoas verem que o local está cheio de buracos, os obstáculos desnivelados, não tem apoio certo da prefeitura, sempre dizem que vão fazer alguma coisa, mas nunca fazem”, reclama Tiago.

O evento acontece na pista localizada ao lado do restaurante Bob’s na Praça dos Namorados. Muito perto dali está uma das mais antigas pistas de skate do Estado, que também precisa de reformas e cuidado, pois segundo os skatistas está em desuso e tem sido utilizado por população em situação de rua para fazer suas necessidades.

Tiago 8yto espera que o skate tenha um boom nos próximos anos, já que o esporte participará pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 2020 no Japão.  Ele destaca a qualidade dos skatistas capixabas, mas lamenta que a falta de estrutura pode ser prejudicial ao desenvolvimento de atletas.

De acordo com ele, uma das intenções da realização do lançamento do vídeo de forma presencial é ressaltar a importância do audiovisual para o skate, ajudando a visibilizar a qualidade dos skatistas locais.

AGENDA CULTURAL

Premier da vídeo parte “Jah Night”

Quando: Sexta-feira (22/02), 18h

Onde: Praça dos Namorados - Avenida Saturnino de Brito, Praia do Canto - Vitória/ES.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
1 Comentários
  • Bruno Costa Barreto , segunda, 18 de fevereiro de 2019

    ░░▄▀▀▀▄░▄▄░░░░░░╠▓░░░░ ░░░▄▀▀▄█▄░▀▄░░░▓╬▓▓▓░░ ░░▀░░░░█░▀▄░░░▓▓╬▓▓▓▓░ ░░░░░░▐▌░░░░▀▀███████▀ ▒▒▄██████▄▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒