Sexta, 26 Abril 2024

Soraya Manato diz que o PSL teve candidato laranja nas eleições de 2018

Soraya Manato diz que o PSL teve candidato laranja nas eleições de 2018

A deputada federal Soraya Manato, a Drª Soraya, vice-líder do PSL, afirmou nesta quarta-feira (16), no Plenário da Câmara dos Deputados, que seu partido usou candidaturas laranja nas eleições de 2018:  "Então, pessoal da esquerda, não tem ninguém santo aqui, não. Tem laranja em tudo que é partido. Aqui no PSL tiveram candidatos laranja, mas a grande maioria foi eleito honestamente'", disse.  


A afirmação da parlamentar coloca mais elementos nas investigações sobre candidaturas ilegais a cargo da Polícia Federal, que já realizou operação de busca e apreensão em endereços de dirigentes do partido, incluindo o presidente, Luciano Bivar, em Pernambuco. O racha no PSL, que envolve a família de Jair Bolsonaro, resultou na saída do presidente, que deve migrar para outra sigla. 


Em meio a um desgaste acentuado e em vias de implodir, o PSL atualmente é investigado em Minas Gerais e Pernambuco por destinar dinheiro público do fundo eleitoral para candidatas mulheres que não fizeram campanha e que teriam repassado a verba para outros colegas de partido, como o atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, eleito deputado federal por Minas Gerais e que foi indiciado por essa acusação.



A Dra. Soraya Manato citou que o PSL atuou com 15% de candidatos laranja, entre o total dos concorrentes, e tentou justificar essa postura denunciando outros partidos, como o PT, que teria usado 11% de laranjas, PP, 12%, MDB, 14%, PSDB, 2% e PR, 23%. 



A fala da Drª Soraya, feita na noite de terça-feira (15), repercutiu entre os políticos e nas redes sociais, sendo considerado uma confissão significativa, porque o PSL tem negado as acusações.



Segundo as denúncias, mulheres eram inscritas como candidatas, recebiam recursos do fundo eleitoral, mas o montante era gasto em campanhas de candidatos homens. A prática teria sido usada porque na eleição passada vigorou uma obrigatoriedade de destinar 30% dos recursos para mulheres.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/