Quinta, 28 Março 2024

Suspense e crime no mundo das artes em livro de Francisco Grijó

Suspense e crime no mundo das artes em livro de Francisco Grijó

A ideia de escrever um livro não-ficcional sobre artes plásticas mudou quando Francisco Grijó leu a obra O Tubarão de 12 Milhões de Dólares: a curiosa economia da arte contemporânea, de Don Thompson, que revela o jogo de poder, dinheiro e marketing que envolve o mundo das artes.


De fato, Grijó não abandonou a ideia de abordar as artes, mas o fez por meio de uma ficção policial: Fama Volat (editora Cândida), seu oitavo livro, sendo o terceiro romance, que será lançado nesta quarta-feira (3), às 19h, na Biblioteca Pública Estadual, na Praia do Suá, em Vitória.


Retomando o tom policial de Histórias Curtas para Mariana M, seu último romance, lançado em 2009, resgata daquela obra um detetive fictício criado por um editor de livros, que passa a ser o protagonista da nova obra, um investigador da Polícia Civil, mais especificamente 5ª DP, localizada no Barro Vermelho, em Vitória.


Grijó fala do que conhece e a trama se desvenda pela cidade de Vitória, especialmente na região entorno da Praia do Canto e por vezes o Centro. "O investigador mora no prédio onde eu moro, caminha todo dia para a delegacia, passando pela Avenida Rio Branco, pela Rua da Grécia, mostrando a geografia da zona norte da cidade", conta Grijó, escritor, professor de literatura e atualmente exercendo o cargo de secretário de Cultura da capital capixaba.


O ponto de partida é um duplo homicídio ocorrido na Praia do Canto, com o assassinato de de um casal de mulheres, filhas de pessoas das elites capixabas. Uma delas uma bem sucedida marchand radicada em São Paulo, que intermedia a venda de obras de arte de grande valor. Uma jornalista investigativa, um grande empresário exportador de café, a dona de uma galeria e um grafiteiro em evidência no mundo das artes estão entre os personagens que aparecem pela trama, na qual o leitor está convidado a tentar entender junto ao investigador os mistérios do caso.


Uma pista leva a procurar saber sobre Fama Volat, uma organização secreta que operaria nesse mundo descrito na obra de Don Thompson, em que milionários compradores, vendedores, galeristas e artistas trocam obras de arte por milhões de dólares. Mito, lenda urbana ou realidade? Existiria mesmo tal sociedade secreta? E se existisse, faria algum sentido que tivesse relação com uma cidade pequena e aparentemente irrelevante para o mercado mundial das artes como Vitória? 


Numa trama que passa por Johann Sebastian Bach, Luís Buñuel e Al Capone, a capital capixaba pode ter também relações diretas ou indiretas com o mundo de dinheiro, poder e vaidade - elementos que juntos muitas vezes provocam crimes misteriosos - que circunda as grandes artes. 


"O final, nem eu mesmo esperava, veio no improviso. O texto foi levando para um caminho que pensei que tinha que ser esse o final, embora não fosse o programado quando comecei a escrever", revela Grijó.


AGENDA CULTURAL


Lançamento do livro Fama Volat, de Francisco Grijó


Quando: Quarta-feira (3/7), 19h


Onde: Biblioteca Pública Estadual - Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/