Teatro com sotaque no Espírito Santo

Dupla argentina apresenta em Vitória a peça infantil A Noite Iluminada, que une música e performance

Fotos: Divulgação

Em 2017, os artistas argentinos Esteban Bisio e Lucía Reizner faziam um mochilão pelo Brasil e acabaram vindo a Vitória visitar um amigo, proprietário de um restaurante típico. Na mochila vinham os bens necessários para sobreviver na rotina de viajantes, mas na bagagem cultural já traziam uma peça de teatro, ainda sem tradução para o português.

Depois de passarem pela Bahia, Ceará, Pará e chegarem até a Colômbia, voltaram para Vitória, onde Lucía queria estudar Dança na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), que conheceu caminhando pelo Centro da capital capixaba.

Instalados na cidade, não tinha mais como fugir da peça que queria fazer-se também brasileira. Apresentada em dez sessões na Argentina entre 2017 e 2018, finalmente La Noche Iluminada - em português a Noite Iluminada - ganhou versão em português com ajuda de uma amiga capixaba da dupla. “Como a peça tem uma proposta de muitas linguagens, como canções, poemas, danças e diálogos curtos, a tradução foi muito dinâmica”. Depois, ambos estudaram a pronúncia dos textos e músicas e foram praticando até estar pronta para ser apresentada.

A Noite Iluminada será apresentada no próximo sábado (12) e domingo (13), às 17h, na Casa da Má Companhia, no Centro de Vitória. Depois da peça, os artistas realizam uma atividade criativa com as crianças, desenvolvendo desenho e expressão corporal a partir de elementos da apresentação.

A peça com cerca de 30 minutos é uma livre adaptação de A Menina que Iluminou a Noite (Switch on the Night), de Ray Bradbury. Em Noite Iluminada, a dupla, que compõe a Companhia Junco, traz a história de um menino que tem medo da escuridão e se mantém distante das brincadeiras com outros meninos do bairro. “É uma proposta versátil, pensada para ser apresentada em diversos locais. A cenografia é composta por tecidos pendurados, lustre, banquinho, violão, alto falante e microfone.

No segundo semestre de 2018, A Noite Iluminada foi apresentada em três colégios da Grande Vitória e no Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim. “A recepção foi muito legal. As crianças acham engraçado nosso sotaque, adoraram conhecer gente que vem de outro país, que fala distinto. A peça trata do medo da noite e como vencê-lo e as crianças gostam, se sentem muito identificadas”, comenta Lucía.

AGENDA CULTURAL

Apresentação da peça A Noite Iluminada + oficina criativa para crianças

Quando: Sábado (12) e domingo (12), às 17h

Onde: Casa da Má Companhia - Rua Professor Baltazar, 152, Centro de Vitória

Ingressos à venda na hora da apresentação. Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). Promoção: Adulto com duas crianças ganha um ingresso

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.