Sexta, 19 Abril 2024

Termômetro

 

Apesar da evidente insatisfação dos deputados estaduais em relação ao governo do Estado, a prestação de contas de Renato Casagrande na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), será no estilo “pisando em ovos”. E tanto do lado do socialista, como dos deputados estaduais. Depois dos desgastes que atingiram a Casa, o governador não tem mais um polo agregador entre os parlamentares. O presidente Theodorico Ferraço (DEM), reconduzido ao cargo a "trancos e barrancos" por Casagrande para fazer esse papel, está mais apagado do que nunca. Já os deputados estão pra lá de engasgados com as articulações para a disputa do próximo ano. O PSB, partido do governador, quer fazer a maior bancada da Assembleia e terá nada menos do que 27 candidatos, podendo abocanhar cerca de 20% das cadeiras – hoje só tem uma. Ao mesmo tempo, Casagrande já abraça alguns nomes, enquanto outros estão a ver navios. Pelo andar da carruagem, se o governador não começar o quanto antes a armar 2014, a partir de sua base, poderá ficar vulnerável em seu caminho à reeleição. Ai, meu caro, vai faltar bombeiro para apagar incêndios. 
 
Privilégio
Por falar nisso, já tem deputado incomodado com a “canja” que Casagrande tem dado à ex-presidente regional do PMN, Janete de Sá. Embora com eleitorado mais restrito, voltado principalmente para os aposentados da Vale, a deputada tem sido passageira constante do helicóptero do socialista em suas andanças pelo interior do Estado. 
 
Destino
O secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, que está a um pé de sair do PR, gostaria de ir para o PSB, partido do governador. Mas pode ter problema e perder o mandato de deputado estadual. Tem que ir para a sigla nova, Mobilização Democrática (MD).
 
Destino II
E mesmo na MD, tem outro porém. Vandinho fez um trato com o deputado estadual Glauber Coelho, também de saída do PR, de os dois migrarem juntos. Só que a MD aceita Vandinho, mas não Glauber. Janete de Sá acha que ele ameaça sua a reeleição. 
 
Destino III
Já o deputado estadual José Esmeraldo quer consultar primeiro o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) antes de decidir seu futuro partidário. Vai cercar-se de garantias. 
 
Sigla da vez
O presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (PR), vai entrar no DEM, partido do prefeito Rodney Miranda. Se toda vez em que mudar de prefeito, Carlini mudar de partido...
 
Nas internas
A propósito, muito esquisita essa saída repentina de Patrícia Salomão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Indicada pelo DEM, entrou muda e saiu calada da pasta. Não fez bem o dever de casa?
 
Nas internas II
Expectativa agora é pelo novo nome. A cotada Diane Rangel, ex-secretária executiva da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), tem histórico na área ambiental? Não. Mas sabe fazer o que é mais importante, na visão do mercado político: articulações entre o governo e municípios. E  o meio ambiente que se exploda.
 
Opa!
A Polícia Federal prendeu os secretários de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, além de outras 16 pessoas entre ex-secretário, ex-deputado, servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Motivo: são acusados de atuar em órgãos de controle ambiental estaduais e municipais para obter ou conceder, ilegalmente, licenças ambientais e autorizações para exploração mineral. Mudando alguns detalhes, não soa familiar?
 
140 toques
“Dia do Trabalhador, 8 horas, estarei no Hospital Jaime Santos Neves para dar início ao funcionamento do Pronto Socorro e abertura de mais serviços”. (Governador Renato Casagrande – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia". Nelson Mandela

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/