Sexta, 19 Abril 2024

Tribunal de Contas elege novos dirigentes em clima de acertos políticos

Tribunal de Contas elege novos dirigentes em clima de acertos políticos

Rodrigo Chamoun ou Sérgio Borges. Um desses dois deverá ser eleito nesta terça-feira (29) como futuro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES), em sessão que será realizada a partir das 14 horas e definirá, também, o vice-presidente, corregedor e ouvidor para um mandato de dois anos, permitida uma reeleição. 


Pelo menos essa é a aposta nos meios políticos nessa segunda-feira, com o conselheiro Rodrigo Chamoun liderando as previsões, com base no sistema de rodízio. Nos bastidores, porém, circula informação apontando o também conselheiro Sérgio Borges, tendo Chamoun como vice. Borges ficaria apenas seis meses na função, até se aposentar, em julho de 2020, passando o cargo a ser ocupado por Chamon até 2021.


Desse modo seria aberta uma vaga de conselheiro para o deputado Marcelo Santos (PDT), preterido na disputa de uma vaga em fevereiro deste ano em favor do então braço direito do governador Renato Casagrande (PSB), Luiz Carlos Ciciliotti. A indicação, à época, gerou um acirrado embate entre o governador e o chamado “blocão” de deputados,  liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos). 


Em nota divulgada na época, Marcelo Santos afirmou ter desistido da vaga, a fim de impedir que seu suplente, Luiz Durão (PDT), preso por suspeita de estupro, viesse a ocupar sua cadeira na Assembleia, caso ele fosse para o TCE. No entanto, sabe-se, nos meios políticos, que a decisão foi adotada depois de amplas negociações, que poderão ser finalizadas nesta terça-feira com a escolha da mesa diretiva do Tribunal.


Antes de divulgar o comunicado, o parlamentar participou de uma reunião no Palácio Anchieta, que definiu a sua desistência ao cargo, que teve o comando do próprio governador e foi realizada depois de sucessivas tentativas, sem sucesso, dos secretários Tyago Hoffmann, de Governo, e David Diniz, da Casa Civil, visando demover o parlamentar da ideia de disputar a vaga no Tribunal de Contas.


Pelas normas regimentais, a posse do corpo diretivo ocorrerá em sessão especial, que será realizada até o dia 16 de dezembro. Os eleitos entrarão em exercício a partir de 1º de janeiro de 2020.


O Tribunal de Contas é composto pelos conselheiros Sérgio Aboudib, presidente, Domingos Taufner, Rodrigo Chamoun, Sebastião Carlos Ranna, Sérgio Borges, Rodrigo Coelho e Luiz Carlos Ciciliotti. 


São conselheiros substitutos Márcia Jaccoud Freitas, João Luiz Cotta Lovatti e Marco Antônio da Silva e compõem o Ministério Público Especial de Contas Luciano Vieira, Luis Henrique Anastácio da Silva e Heron Carlos Gomes de Oliveira.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/